por: Kathy
Olá pessoal, fiquei super feliz com o retorno de vocês ao primeiro post sobre minhas experiências com a escola do Samuel. Hoje a idéia é fazer um balanço mesmo de prós e contras desses anos de escola do meu pequeno.
Eu simplesmente adoro a escola dele. É um fato, isso. Tive mesmo muita muita sorte e acho que eles fazem chover lá. São pessoas muito comprometidas, muito competentes e que trabalham com amor. A escola atende crianças do berçário até que elas entrem no primeiro ano do ensino fundamental. Tem uma alimentação ótima, balanceada, comida caseira mesmo, de qualidade.
Tem contadora de histórias e uma biblioteca circulante linda e muito bem organizada. Por conta disso as crianças a partir de 2 anos tem a possibilidade de levar para casa semanalmente livros que elas mesmas escolhem (todos devidamente separados por faixa etária indicada). Os livros vem numa sacolinha de pano personalizada com a foto de cada criança e eles amam a possibilidade de trazer os livros pra casa para lerem com os pais. É uma delícia de ver, ainda mais se pensarmos que muitas das crianças que estudam lá não tem a possibilidade de terem livros em casa.
Por ser uma escola gratuita, um benefício oferecido para quem trabalha aqui, a diversidade é grande. Tem crianças de todos os tipos e de todas as classes sociais, o que eu acho ótimo pois a troca de experiências é muito forte e muito importante entre eles e entre os pais, e funciona para diminuir preconceitos mesmo, pra que eles vejam na prática o quanto somos iguais mesmo dentro das imensas diferenças.
A escola tem ainda atividades semanais como ateliê de arte, aulas de educação ambiental, de orientação nutricional, dança, brinquedoteca, isso sem contar a área livre imensa com jardim, flores, árvores e o popular "bosque" que as crianças amam e onde podem tomar sol, correr e brincar descalços e sem camisa e se sujar à vontade.
As aulas de educação ambiental trouxeram um resultado imediato pro Samuel, que virou fiscal da separação de lixo pra reciclagem lá em casa e vive me surpreendendo com comentários e observações sobre esse tema. Nessa aula as crianças também plantaram e aprenderam a fazer adubo com técnicas de compostagem. Montaram um terrário com minhocas e se divertiram demais!
E eles colocam em prática mesmo a consciência ecológica pois a escola já conseguiu eliminar completamente o uso de copos e outros materiais descartáveis. Cada aluno e cada funcionário tem seu próprio copo de plástico reutilizável e praticam mesmo a separação do lixo e o consumo consciente. Uma delícia!
No carnaval mesmo eles foram categóricos em solicitar que os pais não comprassem fantasias para as crianças pois as fantasias pro baile seriam confeccionadas pelas próprias crianças com materiais recicláveis e seguindo o tema de trabalho anual deles: cultura brasileira. Foi perfeito, ninguém gastou dinheiro, as crianças amaram fazer as fantasias e o resultado final ficou lindo!
A aula de dança e consciência corporal é uma novidade desse ano, motivada pela empolgaçao que as crianças demonstraram em 2009 com o teatro sobre o "Pequeno Príncipe" apresentado no fim do ano. Nas aulas de culinária e nutrição a nutricionista da escola apresenta alguns dos alimentos que serão consumidos no almoço e no jantar e desperta o interesse dos pequenos para provar novos alimentos. O resultado é que eles comem de tudo, sem frescuras, e comem muito bem.
Acima de tudo, o "clima" da escola é uma delícia. É um lugar gostoso mesmo, que dá vontade de entrar e ficar. Desde o começo sempre me senti muito à vontade lá e isso pra mim é extremamente importante. Também sempre tive abertura total para entrar e sair de lá na hora que eu quisesse e também pra sugerir, opinar e participar efetivamente da escola. Não tenho mesmo do que reclamar deles.
A única coisa que me incomoda é que eu realmente gostaria que ele ficasse menos tempo lá. A parte mais cansativa desse processo todo é a rotina diária mesmo, o ter que acordar cedo, se arrumar e ir para a escola todos os dias, enfrentar o trânsito caótico de São Paulo e atravessar a cidade sem possibilidade de outras opções. Voltar a noite só pra comer alguma coisa, brincar um pouquinho e cama. Sinto que muitas vezes essa rotina e a obrigação com os horários deixa o Sam bastante cansado e entendo completamente isso.
Meu balanço final é que tive muita sorte com a escola e com o que encontrei lá, mas num mundo perfeito gostaria demais de poder trabalhar somente em meio período para poder passar mais tempo com meu filho, deixar que ele acordasse a hora que quisesse e pudesse ir para uma escola perto de casa, se possível caminhando mesmo, sem grandes obrigações de encarar carro, trânsito, e essas coisas todas.
Espero ter ajudado em algo, pretendo fazer ainda um texto com dicas do que acho importante que uma escola ofereça. Vão comentando aí porque é uma delícia saber o que vocês pensam!
Imagens: arquivo pessoal - fotos da exposição feita no fim de 2009 mostrando algumas das atividades das crianças da escola nesse ano
8 comentários:
Olá Kathy! Gostaria de saber o nome da escolinha, achei muito interessante e diferente... Se puder me manda por email lenetz@hotmail.com
Beijos!!
Eu também! li.schmoeller@gmail.com
Bju =*
Eu também ia perguntar o nome da escolinha (galadrielfu@yahoo.com.br).
Letícia ainda está em casa comigo, temos pensado em colocá-la aos 4 anos. Até lá, vamos pesquisando escolas que tenham os mesmos valores que transmitimos à Lê e que respeitem o fato de sermos vegetarianos. Essa é nossa preocupação.
Beijos e estou adorando os textos sobre escola!!!
Bom, Kathy só posso agradecer pelas dicas e pela ajuda, queria muito encontrar um lugar assim para a escola do meu filho obrigada
Nossa, eu tenho IMENSAS dúvidas sobre escolas e mais escolas e, principalmente, sobre a idade que uma criança pode realmente usufruir de uma escola.
Estou vivendo um dilema em tempo integral por conta desse assunto, pois tenho uma fofurinha de 2 aninhos e moro em Lisboa há pouquíssimo tempo, não conheço nada por aqui, não tenho referências, não tenho contato com outras mães e, o pior, NÃO CONFIO nas informações da Internet. Então, a filhota vai sim ficar mais com a mamãezona aqui, em casa.
Investi nos brinquedos: massinhas coloridas, papel rascunho, lápis de cor, livrinhos e brinquedos de montar. Além de alguns passeios sempre que possível.
Tudo isso vai durar até que eu crie coragem de decidir sobre o assunto.
Alguma dica? Será bem-vinda (ou benvinda)!
O blog é lindo! Parabéns!
Também me divirto com um: http://janelapessoal.blogspot.com
Um abraço,
Michelle.
Ai Kathy como eu te entendo!
Meu filho tamém fica o dia todo na escola desde os 5 meses. Parei de trabalhar por 1 ano, mas as contas pesaram, além do meu lado profissional que não queria ficar totalmente adormecido, e decidi voltar. Também adoraria ter a oportunidade de trabalhar meio-período e passar mais tempo com meu filho. Acredito do fundo do coração que depois das mulheres terem lutado tanto por direitos iguais aos homens agora chegou a hora de lutar por "obrigações" diferentes. Sonho com o dia em que poderemos ter afastamento por dois anos no nascimento dos filhos e um dia off na semana para ficar com eles, como tem uma amiga que mora na Suiça.
De qualquer forma ter a escola do seu filho como benefício da empresa em que você trabalha já é uma super evolução prá este país. Sinta-se privilegiada!
Abraços,
Ana
Ah gostaria também de saber sua opinião a respeito de ficar com avó
Olá! eu adorei ler este texto, trabalho em uma escola de educação infantil particular e gostaria muito de saber onde fica essa escola.. será que vc poderia me enviar no meu e-mail: pittyarai@hotmail.com
bjos
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