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por: Tata
Aqui em casa, computador não é coisa de criança. Simples assim. As meninas já sabem e entendem isso sem grandes dificuldades, não mexem, não pedem e não têm grande interesse - nada além da natural curiosidade infantil por tudo que tem botões, rs.
Sei que hoje em dia crianças de 3, 4 anos, às vezes até menores, já são apresentadas aos computadores. Muitas já mostram desenvoltura com os botões, com o mouse, sabem ligar e desligar. Às vezes usam o computador para jogar online, por exemplo. Mas aqui em casa, estabelecemos que computador é para os adultos - ou pelo menos não é para os tão pequeninos -, e tem sido assim sem grandes dificuldades. Ana Luz e Estrela têm quase 5 anos, e até hoje nunca sentaram para mexer no computador.
Já escutei algumas vezes comentários de que elas ficariam 'defasadas', porque na geração delas todos praticamente já nascem sabendo lidar com computadores. Eu já penso diferente. Acho que essa geração terá facilidade sim, aprenderá com mais rapidez certas coisas que, para a minha geração por exemplo, exigiram um aprendizado mais demorado e trabalhoso. Porém, acho que esse aprendizado virá no tempo certo, tudo tem sua hora.
Quando procurava escola para elas, algumas das que visitei vinham logo dizendo que os pequenos tinham 'aula de informática' desde cedo, para já ir se familiarizando. Crianças de 2 anos já tinham horários semanais de atividades com computador! Fugi dessas escolas, preferi que minhas meninas pudessem apenas brincar, ter contato com outras crianças e explorar o mundo livremente, com a curiosidade que lhes é natural.
Sim, sem dúvida, dada a época em que vivemos, elas certamente terão contato - e muito - com essa ferramenta. E não vejo isso como algo negativo, muito pelo contrário. Eu mesma trabalho diariamente com o computador, estou sempre online, participo de redes sociais, sou blogueira, navego muito na internet. Acho que o uso consciente do computador só tem coisas boas a nos trazer. São infinitas as possibilidades de aprendizado, de contato com culturas diversas, de interação, de absorção de conhecimento. Só acho que para uma criança de 5 anos há uma infinidade de atividades mais estimulantes e mais adequadas. Como eu disse, cada coisa a seu tempo.
Pra mim, uma criança de 5 anos tem que jogar bola no quintal, empurrar o carrinho da boneca, puxar seu caminhãozinho de madeira pra lá e pra cá, tomar banho de mangueira, cantar e dançar rodopiando pela casa, folhear seus livrinhos coloridos. Criança tem que ter liberdade, fantasia, tem que usar a imaginação, criar histórias e embarcar nelas. Sentar na frente de uma tela é algo que pode ficar pra depois.
Mesmo que a criança fique no computador para jogar, por exemplo, ou realizar atividades ditas educativas, como montagem de quebra-cabeça digital ou brincadeiras semelhantes, a idéia não me agrada. Se é pra desenvolver as habilidades cognitivas dos pequenos, há formas muito mais lúdicas de fazê-lo, sem lançar mão do computador. Um jogo da memória de papel, bem colorido, que a criança toca, sente, manuseia, certamente será bem mais estimulante do que seu equivalente digital, não acham?
Aliás, nem mesmo de videogames eu gosto. Não vejo problema em jogar de vez em quando, eu mesma jogava - vez ou outra, porque nunca tivemos em casa - quando era criança, e acho que pode até estimular certas habilidades na criança, mas também vejo como algo que deve ser apresentado mais tarde. Ver uma criança de 4, 5 anos, movendo os dedos freneticamente na frente de uma tela ao invés de divertir-se com a leitura de um livrinho ou uma brincadeira de roda, ou de bonecas e carrinhos, é algo que realmente não me agrada. Acho cedo.
Na primeira infância, nos primeiros anos de vida, as crianças são extremamente curiosas, abertas para o mundo. São como esponjas, absorvendo tudo o que está ao redor. É por isso que eu acredito que nessa fase é muito importante que eles tenham contato com o colorido do mundo, experimentem, toquem, sintam, conheçam com a ponta dos dedos, com a boca, conhecendo cheiros, gostos, texturas, sons, cores, sabores. Descobrindo o gosto da vida, essa do lado de cá da tela, a vida que pulsa, que lateja. E curtindo a deliciosa poesia de ser criança, que reside na fantasia, na imaginação, no faz de conta que acontece. Brincando de princesa e cavaleiro, fechando os olhos e voando de braços abertos juntinho das nuvens, conhecendo reinos distantes e encantados onde tudo pode ser, tocando sapos que viram príncipes, lutando contra dragões enfeitiçados e bruxas malvadas, sendo mamãe agora e filhinha ali adiante, brincando de ser e fazer tudo o que a imaginação mandar. E nada disso cabe na telinha do computador, porque a imaginação da criança não aceita limites. E isso é bárbaro.
Não sei dizer exatamente qual seria o momento ideal de introduzir o computador na rotina dos pequenos. Hoje, pra mim, antes dos 7 anos seria muito cedo. Mas vou seguir avaliando, observando minhas meninas, a forma como se desenvolvem, seus caminhos para comunicar-se com o mundo, e vamos caminhando, repensando e reavaliando sempre.
E vocês? Como pensam permitir ou restringir o uso do computador pelos filhotes?
Imagem: http://crescercomemrc.blogspot.com
Olá!
Mudamos de endereço.
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6 comentários:
Aqui em casa, apesar da Alice ter recém 10 meses, já está decidido em conjunto com o maridão: computador cedo não!
E para falar a verdade, nem televisão. No máximo desenhos mais inocentes, gosto da programação da Cultura, por exemplo.
Respeito quem pensa diferente mas quero preservar a minha filha da vulgaridade do mundo na medida que for possível. Quero que ela aproveite a infância e viva cada coisa no seu tempo.
Concordo com o que a Tata escreveu, ótimo post, assunto muito pertinente.
Bjão
Querida Tata,
sou analista de sistemas e posso dizer com a certeza de quem trabalha com isso, computador cedo de jeito NENHUM!!! pode parecer radical, mas não é... Nessa fase eles precisam do tato, muito!, e computador não dá isso... uma hora com certeza meu filho vai ter esta ferramenta maravilhosa para usar, mas só quando ele tiver o dicernimento de usá-la corretamente, algumas escolas daqui são informatizadas desde os 2 anos, mas não acho certo... é necessária a interação entre as crianças e computador tira um pouco isso...Acredito que usando o computador desde cedo os pequenos só vão aprender uma coisa : "copiar e colar"
E digo mais, escolas que pôem câmeras em todas as salas para os pais ficarem vendo seus filhotes pela tela do computador só tiram a mágica do momento, a surpresa de seu filho contando o que fez... a intimidade do pai com o filho.
Computador é como carro, bem utilizado, nos leva a lugares maravilhosos, mas, utilizado sem consciência pode ser BEM perigoso...
Um grande beijo!
por aqui vemos o computador como uma das linguagens de exploração; o acesso é livre assim como o acesso ao piano, ao armário da cozinha, água, areia, teatro, sala de concertos, plantas, bichos, brinquedos oficiais, livros, massinha, farinha, reciclados, - claro, com os cuidados que cada ente requer, dentro dos limites que funcionam na nossa família!
Tendo a concordar com a Roselene. Uma vez que proibo o computador, dou a ele uma importância demasiado grande. Ele faz parte desse mundo de sons, de movimentos, desse mundo que a criança pode e deve descobrir se estiver curiosa. O defeito disso é deixá-lo como babá. Minha filha tem 2 anos e meio e ainda não despertou para o computador, mas, quando mostrar interesse, vai poder visitar museus, jogar joguinhos cuidadosamente escolhidos, ver lindos desenhos; isso é como um passeio pelo mundo, é como ir à horta colher um tomatinho fresco, é como rodar o bambolê, é como fazer uma receita com a mamãe. Importante é a gente estar juntinho, e não usar esse instrumento como bengala para esquecer de educar nossos filhos...
Por enquanto a Letícia não demonstra interesse em usar o computador. Só aprecia ver as fotos dos avós, os vídeos caseiros. Mas sempre no meu colo. E não mostra interesse por mais nada no micro.
Ela curte muito cantar, dançar comigo, brincar de massinha, jogar jogo da memória, brincar de bola, pega-pega, esconde-esconde, virar cambalhota, ler livrinhos, cuidar das plantinhas, sair com a Suzie... a vida dela é toda fora do micro.
Não gostaria que ela começasse cedo a usar o micro, quando tem muitas coisas mais interessantes para se fazer ao invés de ficar na frente da telinha (seja micro, seja TV). Eu mesma tenho diminuído meu tempo de computador em casa.
Beijos!
concordo totalmente que o computador pode ser uma maravilhosa ferramenta de descoberta, se bem utilizado. mas para nós, aqui em casa, dentro do que acreditamos, esse 'se bem utilizado' significa, entre outras coisas, ser apresentado mais tarde. não vejo mesmo benefício para crianças de 3, 4 anos, no uso do computador, seja para que atividade for. e não é nem uma questão de proibição, tenho certeza que aqui em casa as meninas não vêem o computador como algo 'proibido', apenas como algo que é da mamãe e do papai, e não é para o uso delas, pelo menos por enquanto. acho que o principal contra do computador é que ele reduz muito a utilização dos sentidos (tocar, cheirar, apalpar, apertar, etc), e crianças pequenas são muito sensoriais, é o caminho delas para investigar o mundo...
bjo bjo bjo
rê
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