por: Kathy
Qual mãe de bebê novinho nunca ouviu falar de funchicórea? O pó doce é receitado por muitos pediatras e indicado muitas vezes de mãe para mãe como um pozinho "natural e inofensivo" que ajuda as crianças que choram muito a se acalmarem e promete auxiliar no combate às cólicas.
Em geral as mães são orientadas a colocar o pó diretamente na boca da criança com o próprio dedo ou, pior, na chupeta. Também já vi indicações de passar o pó no seio da mãe que amamenta ou ainda oferecer um tipo de "chá" de funchicórea, o tal pó misturado com água quente. Não sei qual jeito é o pior, mas acho que todos!
Funchicórea não é natural nem de longe. Copio aqui a fórmula do medicamento:
Cada medida ( 0,15g ) contém : Extrato mole de chicórea .. 0,01g Ruibarbo em pó ... 0,01g Essência de funcho ... 0,0035ml Sacarina pura ... 0,003g Excipiente q.s.p. .. 0,15g (fonte: http://www.medicinanet.com.br/bula/2658/funchicorea.htm )
A sacarina é um adoçante 100% artificial e que não é legal de ser ingerido nem mesmo por adultos, imaginem por um bebê tão novinho. Os bebês em geral gostam do sabor, é claro, porque é docinho, e muitas vezes até param mesmo de chorar por alguns minutos "distraídos" pelo gosto diferente do medicamento mas definitivamente essa não é a melhor solução para bebês com cólica.
Fujam da funchicórea, alertem as mães que indicam esse remédio para outras mães menos experientes por aí e, principalmente, corram de pediatras que receitam esse tipo de medicação.
Formas legais de lidar com as cólicas e o choro dos bebês:
1 - Amamentando. Amamentando muito, muito e muito. É simples, fácil, rápido, prático e funciona perfeitamente. Chorou? Coloca no peito.
2 - Colo. Não quer mamar? Acalente seu bebê, deixe-o juntinho do seu corpo, colado com você. O papai pode ajudar muito nessa hora (em geral os homens são mais "quentinhos" e os bebês adoram se aconchegar no colo deles.
3 - Sling. Tanto quando está mamando no peito como quando está somente no colinho, o sling é perfeito pra manter o bebê aconchegado deixando mamãe e papai confortáveis. Que tal uma voltinha pelo quarteirão com o bebê slingado? Faz bem pra família toda. É noite? Música suave e uma dancinha na sala.
4 - Banho quentinho ou bolsa de água quente- Na banheira, no balde, no colo dos pais, onde for, um banho sempre ajuda a acalmar. Uma bolsa de água quentinha ou mesmo aquelas compressas quentinhas com ervas aromáticas também podem fazer milagres.
5 - Não ouça os palpites. Amamentar pode até ser cansativo às vezes, mas a fase que eles precisam de muito peito passa rapidinho, não custa nada se esforçar para se dedicar a esse período tão curto. Em tempo: muito peito e muito colo não estragam ninguém. O que estraga são os palpiteiros.
Pra finalizar, vamos jogar no lixo os potinhos do tal pozinho com sacarina? Os bebês agradecem!
7 comentários:
É sempre legal repassar informações úteis,especialmente as ligadas à saúde dos nossos tesouros.
abç
A revista Veja dessa semana publicou uma matéria entitulada "Bebês, o novo manual de instruções". Informaram um resumão popular do que consta no primeiro guia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Eu, particularmente, não sou muito fã deste periódico, mas fiquei feliz que eles publiquem tal conteúdo. Sobre as cólicas, o que disseram? Que elas não podem ser eliminadas, apenas amenizadas, e que os recursos mais indicados são massagens e compressas com água quente. Afirmaram tb que a cólica está relacionada ao amadurecimento do sistema nervoso, que não coordena adequadamente, ainda, os movimentos peristalticos do intestino. A matéria me pareceu boa, considerando-se o tipo de publicação. Ah, não falaram, em nenhum momento, sobre o tal "pozinho mágico", fizeram menção genérica sobre os tratamentos anteriormente recomendados, que eram antigases.
ADOREI
ADOREI
ADOREI O POST!!
Agora eu confesso: cai no conto da funchicorea... Usei pouquissimas vezes. Mas eu explico. Minha sogra veio passar uns dias aqui com a gente e a minha pequena estava com um pouco mais de um mes. Nao posso reclamar, pois estavamos contornando as colicas (que nao eram agudas, nao me deixavam de cabelo em pe), com massagens, compressas e, principalmente sling. Mas sabe como é que é ne? Quem ve criança chorando ja quer resolver logo o problema e "a funchicorea é natural"... Por isso acabei usando, mas muito pouco, pois tb consegui mostrar que os outros artificios (peito, massagem, sling) tb funcionaram... Lidar com palpteiros (que muitas veses agem na maior das boas intençoes, eu sei), àas vezes nao é facil, exige uma diplomacia daquelas!!! beijos Kathy!!
Adorei o post!!!
Vou repassar para um grupo de mamães que participo, pode?!
Beijinhos
Lívia mamãe do Uriel
Muito bom o post. Ja tinha lido esses dias na net sobre funchicoria, confesso q detesto qualquer remedio, artimanha, principelmente alopatico, sintetico, oposto do q acredito que seja o melhor...
JA me preparo antes de engravidar, pra aguentar as falaçoes: "da luftal, da novalgina, esse bebe ta quente, leva pro pronto socorro" coisas q minha sogra sempreeee fala pro outro neto dela.
Obrigada pelas informações, bjinhus
Kathy, faltou uma coisa: pra aliviar cólicas, pare de ficar passando seu bebezinho de braço em braço, ele não é brinquedo! Parebéns pelo post!!! Tb caí no conto da funchicórea nó único dia de cólica que minha Alice teve...
putz, eu quase cai no conto do funchicória... só, que ao contrário do que você falou no início do post, foi justamente minha querida pediatra que me tirou desse mau caminho!!! só tenho a agradecer a ela, porque a tentação ao redor era grande!!!
ótimo post. vou indicar por aí!
beijo
Postar um comentário