Recentemente em nossa comunidade do Orkut uma leitora, a "E. Keiko" (desculpe querida, não sei seu nome!) - update: é Elisa! rs - relatou o seguinte fato: "Fui abordada por estar amamentando num shopping center e a pessoa que me abordou disse que era proibido e que eu deveria me dirigir ao fraldário. O problema é que o fraldário ficava do lado de fora do shopping e era minúsculo (apenas uma salinha para amamentar) ou seja, se eu chegasse lá e alguma mamãe estivesse amamentando, minha nenê teria que esperar com fome e chorando, isso sem contar que a coitada da outra mãe nem conseguiria amamentar direito por conta da barulheira e da 'pressão' para desocupar a salinha logo... Fiquei tão indignada, ainda mais porque minha nenê estava dentro do sling toda cobertinha e foi um ultraje dizerem que era atentado ao pudor. Não me conformo como pode haver pessoas que olhem a amamentação dessa forma. Beijos meninas!Amo o blog cada dia mais!"
Keiko, obrigada pelos elogios! Mas que situação héim, menina!? Pelo que entendi, você está no Japão (imagino que aí talvez algumas pessoas possam se "incomodar" mais com a amamentação, não sei) - update: o caso aconteceu no Brasil SIM!! Absurdo!! - mas outras meninas que conheço (a Tata, inclusive) já foram abordadas em shoppings aqui no Brasil por seguranças com a orientação de irem amamentar no fraldário ou em lugares mais "discretos".
É muita hipocrisia, né? Eu acho um absurdo! A gente vê mulheres nuas por toda parte e quando uma mãe está calmamente tentando amamentar seu bebê, rola esse preconceito todo, esse falso moralismo.
Nunca ninguém reclamou do fato de eu amamentar em público, e olha que já dei peito pro Sam em tudo quanto é lugar: em restaurantes, no ônibus, na rua, em parques, em shoppings, na praia, casa de amigos, táxi, onde quer que eu estivesse. E ai de quem vier me falar alguma coisa! Certamente vai ouvir uma resposta bem atravessada.
Muitas mulheres se sentem envergonhadas ao amamentar em público justamente pelos olhares tortos que recebem. Para as mais tímidas, recomendo em primeiro lugar, enfrentarem essa "vergonha". Amamentar é algo natural, normal, desejável, e não tem coisa mais linda do que ver um bebê mamando no peito.
MAS, se a timidez é crônica mesmo, usar um sling ou carregador pode ser bem útil, assim como uma blusa de amamentação (eu mesma tenho uma e é ótima, super discreta, e não aparece a barriga!) ou mesmo a tal "fraldinha" (se bem que meu filho NUNCA aceitou a tal fraldinha cobrindo o rosto, rs. Acho que ele se sentia sufocado com aquilo e arrancava).
Ultimamente tenho visto por aí umas "capas" para amamentação. Inclusive recebemos um contato por e-mail do pessoal da Baby Moment. Eles estão começando a comercializar essas capas aqui no Brasil. Confesso que assim numa primeira olhada eu achei meio estranho mas depois visitando o site, vendo as fotos, vi que pode sim ser uma opção pra quem realmente se sente envergonhada de amamentar em público.
Na hora que entrei no site lembrei também das mamães que fazem translactação (imagem do post) e que podem se sentir constrangidas diante dos curiosos que sempre querem saber pra que servem aqueles apetrechos todos e nessa onda de curiosidade atrapalham a mãe no processo. De repente pode sim ser útil. Vejam lá e depois contem pra gente o que acharam. Como sou a favor da amamentação SEMPRE, se essa for a única forma de você se sentir à vontade pra amamentar, dou o maior apoio! Vai fundo na capa!
Perguntinha malandra: qual o lugar mais "estranho" ou diferente em que você já amamentou seu filho?
15 comentários:
Oi, Kathy! Não é exatamente um lugar estranho, mas é engraçado com certeza! Sempre amamento no carro sem tirar a Alice do bebê conforto ou soltar meu cinto. Qnd tem mtu trânsito (sempre) todo mundo olha meio assustado. rs
Bju =*
Olá Mamíferas!
Acabo de conhecer o blog de vcs e adorei! Já virei seguidora.
Já que vcs tem um site direcionado as mães, quando puderem dem uma olhada no meu último post "programa HCG". Eu não tenho nenhum vinculo com isso mas estou ajudando a divulgar!
Beijo
Lorena
Desfile de Carnaval é o que?
A hipocrisia beira a imoralidade...
Cada uma...
Beijos,
de peito de fora e sem vergonha!
Oi Kathy!
Fui eu quem postou no orkut! Meu primeiro nome eh Elisa mas tanto faz, aceito qlqr um dos dois! =]
Entao, eu morava no Japao (5 anos e meio!) e, sim, kah a amamentacao eh bem 'mal-vista' qdo em publico. Mas se vc cobrir ou ser discreta, nw pega nd. NUNCA fui abordada e olha q jah amamentei no trem, no metro, nas estacoes, em pracinhas, shopping, restaurante, prefeitura, etc...
Confesso q fiquei bem surpresa ao ser abordada aqui pq ate onde me lembro, minha mae, minhas amigas e conhecidas sempre amamentaram em publico ha algum tempo atras e nunca passaram pelo oq eu passei. Ta certo q a funcionaria q me abordou nw foi grossa mas foi arrogante. Meu sangue ferveu mas acabei sem reaçao pq pensei q realmente houvesse alguma lei q os protegesse nesse sentido. Enfim, agora estou na cidade-natal do meu marido e so volto pra minha cidade no fim do ano e to pensando em voltar la e fazer td d novo pra ver oq acontece e se for abordada novamente, vou na administraçao exigir os meus direitos e os da minha filha.
Essas capinhas pra cobrir qdo amamenta sao bem comuns lah do outro lado do planeta! Eu ate comprei uma mas a Isabela nw curte mto. Uso o sling pq a pequena eh pesadinha ai o braço nw doi e ai se ela dormir jah fica toda confortavel. =]
Aiaiai... Agora eu entendo qdo uma mamifera diz q as vezes se sente um E.T. hehhee...
Beijos meninas!
Lugar estranho nenhum, apesar da Luna mamar em qualquer lugar. Mas, eu já dei de mamar para ela enquanto andava pela rua. Isso porque só consegui um sling quando ela já estava com quatro meses, então não tinha como esconder, porque ela também não deixa colocar fraldinha em cima do rosto.
Mas, eu não gosto é da cara de "tarado" que alguns homens fazem. :o(
Abreijos! @}~
Eu também fui vítima de olhares pouco amigáveis durante a amamentação da minha filha.
Usei esse pano que possui um arame na ponta permitindo vc olhar a criança.
http://nywithkids.blogspot.com/2009/08/pano-para-amamentacao.html
e passei a receber sorrisos e olhares de aprovação. Essa gente é muito estranha mesmo...eu ficava constrangida não pela amamentacao em si, mas pelo horror que meu peito se encontrava hahahahaha era disso que eu tinha vergonha.
bjs
Já aconteceu comigo. E foi uma senhora sessentona que o fez. Eu estava no Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, quando ela me perguntou se eu não tinha vergonha de fazer aquilo em público. Pode?
Eu disse que vergonha seria se eu não amamentasse minha filha, o que muitas mulheres fazem cada dia mais.
Esse tipo de situação me deixa indignada.
bjs,
Priscila
Eu amamentei a Sofia em todos os lugares onde estive, rua, praia, clube, ônibus, restaurante, e nos fórusn. Muitos foruns de São Paulo. Mas o mais estranho foi quando fiz uma sustenção oral com ela no sling, com menos de um mês. Como eu estava de beca/toga e o sling vermelho cereja, creio que pensaram ser uma bolsa. Quase no final da sustentação, eis que a Sofia acordou, interrompi a sustenação oral e, de pé, a coloquei para mamar, apenas cobrindo com o resto do tecido do sling para não constranger os presentes. Voltei e terminei minha sustentação, com os Juízes chocados e perplexos porque naquela bolsa havia um bebê. hahahaha
Nunca deixei de amamentar a Sofia em nenhum lugar, e farei assim tb com o bebezinho que está por vir.
Beijos (adoro o blog de vcs!)
Olha meninas, aqui na Inglaterra eu nao vejo ninguem amamentar publicamente, nao vejo nem no sling.
Vejo sim, elas dando mamadeiras com o leite proprio, assim o bebe nao entra na formula.
Horrivel, ne?
bjkas
Vc tem razão, Aurea, eu já fui abordada para amamentar mais reservadamente, e não foram uma nem duas vezes. Mas sempre me impus, dei uma resposta firme e continuei amamentando sossegada. Acho que o importante é isso, a gente defender nosso direito. Quem não se sente bem de amamentar em público, pode se cobrir numa boa, mas quem não se sente bem se cobrindo (meu caso!), não deve de forma alguma ser obrigada a isso. Afinal, a amamentação é um direito não só da mãe, mas do bebê também. Uma das vezes em que um segurança me abordou pedindo para que eu fosse amamentar no fraldário, eu respondi: "você gostaria de almoçar no banheiro? não? então porque minha filha deveria??". ;-)
Meninas, não engulam essas coisas não, vamos fazer valer nossos direitos, e os direitos dos nossos bebês!!!!
Eu sou das que tenho vergonha de amamentar em público!
Mas isso NUNCA me impediu de amamentar prontamente minha filha onde eu estivesse. Sempre procurava um lugarzinho mais recluso, virava de costas à multidão, colocava uma mantinha (não cobrindo o rosto totalmente e sufocando, eu segurava a manta com a outra mão, tipo fazendo uma cortininha)). Enfim... nunca me expus.
Até qdo estava em casa e tinha visitas masculinas, eu pedia licença para amamentar. Deixava os amigos com o marido e ia amamentar em outro cômodo. De homem, só amamentei na frente do meu marido e meu pai.
Mas isso é coisa minha. Sinto pudor mesmo e prefiro fazer assim.
Agora deixar de amamentar... JAMAIS. Se eu tivesse passado uma situação que tivesse que botar o peito de fora na frente dos outros, sem outra opção, eu passaria por cima de mim, claro. Mas a verdade é que sempre pude contornar rapidamente.
Mas não critico jamais quem amamenta livremente em público. E é como vc falou... é MUITA HIPOCRISIA de quem reprime isso, já que tem mulher pelada em qq revista, TV, propaganda, etc...
Eu amamento em todos os lugares, é só o Caetano querer e lá vamos nós. Ja ouvi pessoas num restaurante comentanto, mas não ouvi direito, falavam baixo, deixei passar pois não falaram comigo. Sou doida pra dar uma resposta dessa da Rê....hahahah..."você gostaria de almoçar no banheiro? não? então porque meu filho deveria?".
E a bunda continua de fora em cada vez mais lugares e ninguém manda as mulheres irem pra casa se trocarem decentemente.....eita porra que mundo ao contrário!
Que horror esse preconceito bobo!!! Eu confesso que sentia vergonha em amamentar a Lê em público, por causa dos olhares tortos, mas fui vencendo a timidez e amamentava em qualquer lugar que desse.
O lugar mais estranho que eu amamentei... acho que foi no metrô... nem lembro mais hehehehehe.
Eu amamento em todo e qualquer lugar. Peito de fora tem sido meu segundo nome. hahaha
Beijos!
Olá Meninas!! Faz tempo que não comento, mas tô sempre passando por aqui!
O lugar mais estranho que eu amamentei foi numa oficina mecânica!! E foi uma grande vitória para mim, pois eu estava conseguindo superar todas as dificuldades da amamentação que tive no começo (foi muito difícil!), estávamos na oficina e ele quis mamar, então, dentro do carro mesmo coloquei ele no peito, até aí tudo bem. Só que eu tive que sair do carro e fui, com o peito de fora e ele pendurado (com uma toalhinha cobrindo)até a sala de espera. Fiquei com vergonha na hora, mas depois considerei minha libertação dos problemas de amamentar! Depois dessa, amamentar no shopping é fichinha!!
beijos a todas!!
Postar um comentário