
por: Kathy
Ainda estamos na quinta-feira que antecede a páscoa e meu filho, de quase 3 anos, já ganhou cinco ovos de chocolate! A maioria, aliás, é temático e veio com brindes e brinquedinhos daqueles que saltam aos olhos das crianças.
É óbvio que não vou impedir ninguém de presentear meu filho, não vou resmungar e nem reclamar disso, pelo contrário. Sempre agradeço muito o carinho a lembrança... Mas vocês devem imaginar (ou mesmo vivenciar) que é bem difícil controlar uma criança diante de um pacote coloridíssimo recheado de brinquedos, chocolates e guloseimas, e ainda trazendo como temas personagens que os pequenos adoram. É praticamente impossível!
Não pensem que eu não gosto de chocolate! Pelo contrário: eu adoro! Mas esse caminhão de ovos que as crianças ganham estimulam tudo aquilo que eu vivo querendo afastar um pouco do Sam: consumismo demais, doces demais, estímulo demais, "mimo" demais (em forma de presentes, mas ainda assim um mimo), muitos presentes diferentes em pouco tempo. E por aí vai...
Mas como é praticamente impossível escapar dos chocolates, o que eu tento fazer lá em casa é abrir um ovo por vez, deixar que o Sam pegue o brinquedinho ou seja lá o que tenha vindo junto do ovo e na mesma hora negociar a quantidade de chocolate que ele vai comer. Geralmente funciona, ele pega um pedacinho, fica com o brinquedo na mão e eu guardo o resto.
Quando já tem algum ovo aberto, o novo ovo que chega é prontamente guardado. Nada de deixar vários ovos diferentes abertos ao mesmo tempo... Ah, e eu também não comprei eu mesma um ovo pra ele. Como já sabia que ele inevitavelmente iria ganhar muito chocolate, deixei que os tios, avós e o pai fizessem isso por mim.
O que eu gostaria realmente de fazer é dar alguns dos ovos que ele ganhou para outras crianças, mas já percebi que fica difícil, ele ainda não consegue entender esse tipo de pensamento. Consegue entender perfeitamente que vamos doar roupas ou brinquedos que ele não usa mais para crianças que não tem, mas tem dificuldades (e eu entendo completamente) de dar um ovo que ele ainda sequer experimentou recheado com um brinquedo com o qual ele ainda não brincou. Talvez no ano que vem, não sei. Vamos tentando!
E por aí, mamíferas? Muito chocolate? Quais as alternativas e as regras pra lidar com o consumo sem limite dessas delícias?
Imagem: www.gettyimages.com
4 comentários:
Por enquanto, a Letícia só vai ganhar um coelhinho de chocolate, que minha irmã comprou pra ela. Ela inclusive perguntou pra nós, os pais, se poderia dar esse mimo pra sobrinha dela. Deixamos. Ela sabe que a Lê só vai poder comer bem pouquinho por vez.
A gente gosta de chocolate, comemos e não vamos privar nossa filha de comê-lo tb. Mas tudo tem que haver limite e eu gostei pra caramba da atitude da minha irmâ em primeiro perguntar se podia, ao invés de já ir comprando um ovo 50 pra dar pra ela.
Fora que sabemos a Páscoa é muito mais que ovos de chocolate. Mas, enfim, mundo consumista né!
Meninas, uma sugestão - vcs já conhecem o lindo livro escrito pelo Leonardo Boff para crianças, chamado " O Ovo da esperança"?. A temática da páscoa é tratada de maneira muito sensível.
Esse será o meu presente para meu sobrinho, junto com uma -mini- cenourinha de chocolate.
Olá meninas!
Realmente temos que lembrar (a nós, nossos filhos e familiares) que a páscoa não representa troca de chocolates, isso realmente é uma parte consumista do mundo. Aqui em casa meu filho tem 10 meses e meio e ainda não chegou a provar chocolate (e olha que eu ando fazendo bombons para vender!). Acho ele muito novinho ainda para já cair nessa perdição... heuheueheuheu. ;)
Mas, como boa vó que se preze, minha mãe já veio perguntar se podia dar uma cestinha de páscoa para o neto. Falei que até podia dar uma coisinha, mas chocolates e guloseimas ele ainda não poderia comer. Ela então achou uma alternativa que achei ótima, super criativa e linda: montou uma cestinha e embrulhou frutas (laranja, pera, melão, mamão...) no formato de ovos de páscoa. Legal, né?!
E o Uriel adorou, pq adora frutinhas... ;)
Beijinhos
Lívia mamãe do Uriel (quase 11 meses)
Em casa a Isa até agora não ganhou nenhum ovo de páscoa, mas eu vou dar um pequeno em uma cestinha, que vai fechar nossa semana de páscoa que fizemos cada dia um programa diferente (cuidar de plantas, fazer o pão, arrumar a cestinha do coelhinho) e amanhã o ovo será deixado na cestinha que fizemos, pintamos e colocamos o coelhinho como simbolo da páscoa. Também vai ganhar um ovinho caipira botado ontem pra guardar.
O ovo de chocolate é básico, e ela vai amar o pacote, o chocolate um pedaço pequeno já é o suficiente, ainda bem ! hihihi
É a primeira vez que ela irá comer um ovo de páscoa, a primeira vez que fazemos a semana de páscoa, e tem sido uma experiência maravilhosa pra nós.
Beijos
Lê (mãe da Isa 2 anos e 2 meses)
Postar um comentário