por: Kathy
Como explicar para as crianças que a intolerância com as diferenças e a falta de diálogo pode levar a consequências terríveis como a violência ou até mesmo a casos extremos como guerras?
Aqui em casa, os livrinhos são sempre ótimos aliados para tratar de assuntos mais complicados e polêmicos. Esses três exemplos que divido agora com vocês não são lançamentos, mas são histórias que conheci há alguns anos, quando trabalhei em uma editora, e acabei trazendo comigo desde então.
Os três livros tratam do mesmo tema em abordagens diferentes e muito ricas. São ideais para crianças mais velhas, lá pelos seis anos, imagino, mas pela minha experiência aqui em casa podem sim render ótimas reflexões, mesmo com as crianças menores:
Dois idiotas sentados cada qual no seu barril..., da maravilhosa Ruth Rocha, (que dispensa maiores apresentações) relata uma conversa entre Teimosinho e Mandão, dois vizinhos sentados cada qual em seu barril de pólvora que discutem suas diferenças de opinião.
No lindíssimo Por quê?, do premiado artista gráfico russo Nicolai Popov, uma rã e um ratinho iniciam uma guerra pela posse das flores de um jardim, marcada pela falta de tolerância e com consequências desastrosas.
A Bomba e o General, com texto de Umberto Eco e bonitas ilustrações de Eugenio Carmi, que se utiliza não só desenhos, mas também de imagens que imitam texturas e recortes, conta a história de átomos que se rebelam porque não querem participar de uma guerra já que descobriram que a vida era muito mais bela sem bombas.
Os três livros são da Editora Ática e estão recomendadíssimos... Boas leituras!
Imagens: Editora Ática
Olá!
Mudamos de endereço.
Você pode nos encontrar em www.blogmamiferas.com.br a partir de agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário