por: Deborah
Não preciso nem dizer o quanto dói a dor de nossos filhos. Mas, a primeira dor, aquela que a gente identifica pela primeira vez é marcante. Pelo menos para mim foi esta semana.
O Pietro não teve cólica, não que me chamasse a atenção, teve algum desconforto, talvez, mas dor, dor, não teve. Com a Isadora também foi assim. Mas, meus filhos têm o péssimo hábito de ter dentes muito cedo...
Com a Isadora foi aos 4 meses, me lembro como se fosse hoje de ver o dentinho dela apontando, saindo, lembro até do local onde eu estava, na cozinha da casa onde morávamos, eu vi o dentinho crescendo, crescendo... uma loucura!
E agora o Pietro, com 3 meses, quase 4... Há uma semana, achei que o Pietro estava um pouco mais agitado, sem conseguir dormir. O calor estava mesmo insuportáel, mas eu sentia que não era só isto e coração de mãe não se engana.
Hoje ele tem 3 meses e 25 dias, e desde os 2 está babando muito e levando tudo à boca. Venho falando que poderia ser dente chegando por aí e todos dizendo que não, que é muito cedo. Pois bem, eu cismei que tinha dente nascendo. Eu sentia algo diferente nas vezes em que ele chupava o meu dedo (ele adora desde que nasceu, ao contrário da chupeta, que odeia, as mãos dele ele também ama, colocar os dedos e as duas mãos inteiras).
Eu tentava ver, mas ele não deixava não. Mas, não teve jeito, na última quarta-feira eu vi e senti, está lá o dente lindo, lindo... um outro apontava do lado. Hoje, já estão os dois e parece que vem mais dois.
Além da agitação e do intestino um pouco mais solto, ele não teve febre e nem uma mudança de comportamento. Mas, às vezes solta uns choros agudos, sofridos que é de cortar o o coração. Choro de dor. E é desta dor que quero falar. Nestas horas, ele me olha com aqueles olhinhos como se pedissem socorro, com lagriminhas nos cantos. E caiu a ficha... Nem sempre vou poder evitar as dores dele, nem sempre eu saberei como curar. E como dói saber isto.
É só um dente que nasce, mas depois vêm muitas outras coisas, pelo que vivi agora com a Isa, e sei que virão muito mais. Tudo o que tentamos evitar dando a eles um nascimento mais tranquilo, sem o susto de uma cesárea eletiva e de todas as intervenções, a amamentação em livre demanda, o "não" para as vacinas que achamos desnecessárias , o colo em livre demanda, fazemos tudo o que podemos, mas têm coisas que eles terão que resolver sozinhos.
Não posso ajudar aquele dentinho a nascer sem dor. E quantas dores virão por aí..
E não posso falar do primeiro dentinho do Pietro sem falar do primeiro dentinho mole da Isa. Ela também tem pressa, acabou de fazer 5 anos e já vai perder um dente. O legal é que aconteceu junto com o dente do irmão e quando vou contar pra alguém que ele já tem dente, ela logo fala, "e o meu tá mole"... Não ficou para trás. Mas, para ela, nenhum motivo para a dor e sim uma alegria imensa, ela quer o que o dente caia, há tempos queria. É o sinal de que ela está crescendo... e ainda tem a espera pela "fada dos dentes".
///
É isto, meus pequenos crescendo... E eu vivendo tudo de novo, como se fosse a primeira vez!
///
Imagem: arquivo pessoal
3 comentários:
Nossa, Deborah! Nossos bebês nasceram quase no mesmo dia! O meu pequeno Kazuo estava com 3 meses e 27 dias no dia 01/11.
E sabe que ele também baba muito desde os 2 meses? E como o seu Pietro, também andou com umas sugadas diferentes, que chegaram a machucar um pouco o bico do seio, além de adorar colocar as mãos na boca.
Eu acho que bem dentinho por aí, mas ainda não apontou nada, não. Vou ficar de olho...
Dá uma peninha deles, né, vê-los sofrendo com os dentinhos que nascem...
Para antroposofia os dentes representam um amadurecimento da alma. Amadurecer dói, mas é válido e benéfico, assim como passar em um canal apertado da vagina. Nestas horas temos que soltar nossos corações e saber que evitar a dor é a grande ilusão (há quem recorra aos medicamentos). Tudo é perfeito e acontece em seu tempo.
Obrigada Kalu! É isto mesmo. Apesar da dor, Pietro está mais tranquilo, mais calmo, não teve febre. Parece que realmente "cresceu". Só estou usando chamomila, homeopatia. Mas, acho que tem quer assim mesmo...
Postar um comentário