Estava sentada na lanchonete da Academia, esperando pela próxima aula, quando vi um lindo menininho ruivo. Sorri para ele que rapidamente devolveu um gostoso sorriso. Perguntei para a mãe se ele fazia natação há muito tempo:
- Faz desde pequenininho porque ele tem asma e bronquite.
Conversa vai e a moça me contou que o filho tinha nascido de 38 semanas.
- Foi normal?
- Não, cesárea. O médico me convenceu a fazer uma cesariana porque ele iria para um congresso e não teria problema porque o bebê estava pronto. Eu aceitei porque fiquei com medo dele não estar e eu não ter um bom atendimento.
PAUSA
Fiquei chocada! Como assim um médico faz uma cesariana porque vai para um congresso internacional? Isso é uma completa falta de ética humana, uma vez que ele sabe das consequências de um bebê prematuro. Ou pelo menos deveria saber. Não estou ampliando a discussão para a quebra da relação, sobre os riscos da cirurgia. Questiono a saúde de uma pequena vida, violada por uma comodidade médica.
O mais impressionante é que essa mulher não questionou, não buscou uma outra opinião e também não foi informada das consequências de sua escolha.
- Talvez seja por isso que seu filho tenha problemas respiratórios.
- Como assim?
- Como ele era prematuro e você não entrou em trabalho de parto, certamente os pulmões dele não estavam bem formados. Durante o trabalho de parto uma substância chamada cortisol é liberada e será importante no amadurecimento dos pulmões . No parto normal, a passagem do bebê pela vagina faz uma massagem pulmonar, ajudando a expelir o líquido aminiótico.
- Vai ver que por isso ele teve que ficar 3 dias na UTI neo natal e por conta do estresse, eu não tive leite para amamentá-lo.
- Você deveria processar este médico. Porque se ele fez isso com você, fará com muitas outras mulheres. Hoje você convive com problemas respiratórios do seu filho que poderiam não existir se ele tivesse nascido no tempo certo e pelas vias normais.
Senti que a mulher perdeu o chão. Ela ficou pálida imediatamente, como se uma ficha do tamanho de uma bigorna tivesse despencado sobre sua cabeça.
- Estou grávida de novo. Você teria indicação de um médico que espere para fazer uma cesariana no tempo certo?
Com esta abertura contei sobre meu parto domiciliar, sem anestesias ou cortes. Que meu filho nasceu e foi para meus braços, sem chorar, mamando imediatamente. Falei sobre o grupo de apoio para gestantes aqui de Belo Horizonte e a roda bem-nascer que participo. Passei o endereço das listas de humanização. Fiz meu trabalho de formiguinha.
- Vou atrás destas informações. Quem sabe posso fazer diferente com esse próximo?
Me despedi da mulher com alegria no coração, certa que plantei uma semente que pode dar frutos mais humanos para a próxima vida que chegará aqui na Terra.
Sem dúvida este foi o motivo mais tosco para justificar uma cesárea. Você conhece piores?
Imagem: http://www.gettyimages.com.br/
9 comentários:
E não é que conheço?
Minha chefe esta grávida e a médica dela quis marcar a data da cirurgia, ao questionar ela ouviu: "eu não trabalho com parto normal"
Me deu uma vontade imediata absurda de ir lá no consultória dessa louca com um cassação do crm dela.
COMO PODE?
Como pode ela dizer "não trabalho com parto normal", tão banal assim? Tão absurdo, tipo dizer "não aceito visa, só mastercard" onde está a humanização dessa médica? onde esta a compaixão e respeito pelo ser humano, tanto dela como desse médico congressista!
É doloroso ver isso, eu até tentei alerta-la e fazer o trabalho de formiguinha, mas acho que ela vai acabar caindo na cesárea mesmo... infelizmente!
Kalu,
É incrível como as mulheres aceitam a cesárea numa boa, sem questionar!
Tomara que ela consiga um parto normal desta vez.
Beijos
Bom... pelo menos esse médico foi sincero! Sei que estou sendo meio irônica, mas ele é um cesarista sem caráter e foi sincero, pelo menos não tentou enrolar ela com outro motivo! rs!
Ai, que triste isso...
Fico com pena das mulheres que confiam tanto em seus médicos a ponto de aceitarem uma situação dessas. Jesus Cristo.
Eu não trabalho com normal, foi ótima! Vai ver que ela é louca... Como é que pode uma mulher aceitar isso? Saber que é um risco, para mãe, para o bebê. Como desconsiderar os benefícios do parto normal. Porque se o médico vende que a cesárea é melhor para os 2 e a mulher descobre que não, pode contra argumentar. Geralmente depois de uma cesareana não é possível amamentar. e os dados da importancia da amamentação na primeira hora. Eu não consigo entender...
Tenho ex colega de trabalho que me disse querer muito um PN, que até o médico disse que nunca viu uma mulher querer tanto um PN.
Segundo ela estava em TP no hospital e esse médico tinha um compromisso e disse não poderia esperar para "fazer o parto" que era melhor fazer a cesariana, como ele viu que ela ficou relutante, disse que ela então que iria escolher ou faz com ele que já conhece ou ia fazer o PN com o plantonista. Ela ficou com medo e caiu na faca!! :(
Seu dialogo foi completamente as avessas, explico:
Geralmente as maes contam que seus filhos tiveram paralisia cerebral por causa de PNs e a cesareas teria salvado a vida e a saude mental dele. Quando na verdade a cesarea tem feito muito mais mal do que bem.
E normalmente nao adianta dizer que a cesarea nao diminuiu o indice de PC. E mto menos afirmar que uma maioria esmagadora de problemas respiratorios tenham a ver com as cesareas pre congresso.
Alias, uma das maiores provas de falta de etica profissional e sensibilidade humana. Desta forma fica claro que este profissional nao viu uma mae e um filho, mas um negocio a se resolver antes de seu compromisso, obviamente mais importante, adequadamente pre-agendado.
Meu Deus, eu fico chocada com essas coisas. Tô no começo da gravidez e procurei diversos médicos até escolher uma. Uma das que eu fui falou "Eu sou mais intervencionista, sabe? Não faço parto normal". Eu e meu marido nos olhamos pasmos. Ela ainda disse: "Fique à vontade para procurar outro médico, eu não prendo ninguém". Minha filha, quem não quer se prender sou eu!!! Estou com uma médica que disse que adora fazer parto normal, que acha que é bem melhor e que vai acompanhar a gravidez com esse objetivo no final. Até agora, o discurso está sendo ótimo. Vamos ver se na próxima consulta ela continua com a mesma idéia. Beijos, Fabi
Sinceramente? Acho preferível (embora nada ético) que o médico diga logo qual é a dele...
Cesárea por que vai pra congresso, por que é epoca de natal (leia-se férias), véspera de feriado, etc, é o que mais tem nesse mundo!
A pior de todas eu acho, é o cara que marca cesárea pra sexta feira por sexta feira é o dia que ele opera. Todas as DPPs próximas são marcadas pra sexta feira, ele vai lá, opera meia dúzia, ganha o dim dim dele e fica feliz da vida por ser um ótimo cirurgião e um péssimo parteiro...
bjs
Pata
Sinceramente? Acho preferível (embora nada ético) que o médico diga logo qual é a dele...
Cesárea por que vai pra congresso, por que é epoca de natal (leia-se férias), véspera de feriado, etc, é o que mais tem nesse mundo!
A pior de todas eu acho, é o cara que marca cesárea pra sexta feira por sexta feira é o dia que ele opera. Todas as DPPs próximas são marcadas pra sexta feira, ele vai lá, opera meia dúzia, ganha o dim dim dele e fica feliz da vida por ser um ótimo cirurgião e um péssimo parteiro...
bjs
Pata
Postar um comentário