por: Kathy
Toda menina sonha com um casamento de conto de fadas, com direito a um vestido branco de princesa, centenas de convidados, entrada triunfal na igreja e... Ãhm? Peraí, não é bem assim não! Engraçado que quando eu era pequena, sempre que me falavam em casamento eu fazia uma careta bem feia e dizia: "Casar? Credo! Eu não!"
O meu sonho era bem diferente, eu sonhava em ficar grávida. Ter aquela barrigona enorme, depois amamentar o nenê, ver aquela criaturinha crescendo do meu lado. Planejava nomes, tinha as datas certas de quando ficaria grávida, tudo esquematizado, e vivia ensaiando com as bonequinhas a hora de embalar o nenê.
Coincidência ou não, acabei realizando o sonho como eu planejei. Não casei do modo tradicional, e tive meu sonhado bebê e a tão desejada gravidez. Não tenho mais a mesma repulsa de antes contra casamentos, não faço mais a careta de antes quando falam no tema. Só acho que cada casal sabe de si, de seus desejos e vontades. Se um dia resolver casar novamente, decidirei se quero comemorar ou não essa nova fase da vida e como será essa celebração.
Sinceramente, meu maior sonho agora é parir. De preferência, em casa! E quando vejo toda a grana que o povo por aí gasta em casamentos cinematográficos, eu penso, meio que imediatamente: hummmm, com essa grana daria pra fazer uns 3, 4 partos, hahaha... Tô ficando doidinha ou não?
E vocês, já casaram? Sonhavam com isso? Como foi o casamento? Uma cerimônia tradicional ou algo mais íntimo? Será que alguém no mundo também fazia careta pra casamento e sonhava em ter bebês? rs...
15 comentários:
Oi, Kathy!
Posso dizer que também não compartilho da idéia da maioria em gastar uma nota preta em uma só noite. Cada um tem seus motivos, é claro, mas pra mim sempre pareceu meio absurdo... Desde pequena, eu dizia que ia pegar o dinheiro que eu poderia gastar no casamento e ir viajar com meu marido. Continuo com a mesma opinião, hehehe.
:)
Até sonho em casar, mas perder a liberdade cedo, sei lá...Acho que vou deixar pra quando eu tiver uns 35 anos. Não gastaria dinheiro pra encher a barriga de ninguém por uma noite, mas cada um sabe de si neah...
Engraçado esse tópico agora, me caso daqui a dois meses e alguns dias e estou ansiosa sim, não pela festa mas em começar uma vida a dois (no futuro uma vida a 3, 4...*rs*).
Vou fazer uma festa sim, mas sem exageros, bem simples e pra poucas pessoas, mas não acho que o dinheiro gasto com isso seja para os outros, mas sim para nós mesmos, encaro como um rito de passagem, uma celebração do fim de um ciclo e inicio de outro.
Beijão
Eu sou avessa às comemorações "de praxe", convencionadas. Muita gente casa "por osmose"; passa de um estado (solteiro) pro outro (casado) sem gasto de energia (sem pensar).
Tem noiva que se ocupa tanto com os preparativos da festa (aquilo é uma loucura!) que na lua de mel, broxa. O que é compreensível, porém irracional.
Sem falar dos casais que fazem dívidas e dívidas para a festa sem nem saber se o casamento vai durar o suficiente para alcançar pagar tudo.
Tem também aqueles casais que compram um apartamento juntando as economias, mas o "amor" é tão grande que ficam na dúvida sobre em nome de qual dos dois vai ficar o imóvel (afinal, se der briga alguém vai se dar mal).
Entre iniciar uma vida a dois com déficit financeiro ou superávit de paz, harmonia e amor, prefiro a segunda alternativa.
Ter filhos não tem nada a ver com casamento, mulheres adultas já podem perceber isso. Um bebê precisa de um pai e uma mãe comprometidos com o bem-estar dele, não necessariamente comprometidos um com o outro.
E esse papo de "vou casar porque minha família é tradicional... Se eu não der festa minha família fica magoada" não conta. Pois quando um casal tem problemas, a família quase nunca se sensibiliza. Pelo contrário, atrapalha, porque é tanta fofoca correndo de um lado pro outro que as informações chocam-se inevitavelmente.
O conselho é apenas: amar.
A si mesmo, à família, ao próximo, ao companheiro e aos filhos. Não interessa em que ordem esses personagens apareçam na vida de cada um.
O amor dispensa argumentos.
Um abraço, Kathy.
Michelle.
Aurita,
Eu nunca quis casar (assim como náo pensava em ter filhos). Mas sou uma pessoa de rituais. Gosto dos ritos feitos ao meu modo como forma de me conectar com a vida. Eu acordo, faço uma oração, medito. Agradeço silenciosamente antes de comer, faço uma prece com meu filho antes de dormir. Faço rituaisi da lua cheia (fogueiras). Quando decidi "casar" eu não queria fazer nada (nem casar no civil). Mas eu tive um sonho com um casamento e em 15 dias uma linda cerimônia aconteceu, toda feita por amigos. Tinha umas 30 pessoas. Um amigo fez a decoração, outro tocou música indiana, outra organizou tudo. Um outro amigo cozinhou, uma amiga foi a anfitriã, outr deu de presente uma dança indiana de casamento, outro minha roupa, cabelo e maquiagem. Do sonho, ao dia do casamento, foram 15 dias. Foi tudo tão lindo, Miguel já estava na barriga. Sabe aquela coisa de criar o ritual de nascimento para o filho: plano de parto, a música, quem vai estar presente, o que fazer com a placenta. Penso que a importäncia do ritual do casamento é a mesma. Eu gastei com a festa menos de mil reais. E, pasmem, não chamei ninguém da minha família (pq eles não gostam da linha de meditação que sigo). O batismo do Miguel tb foi em um piquenique na beira de uma cachoeira, apenas com os padrinhos dele. A sociedade transformou em mercadoria padrão e cara todos os rituais. Eu, construi os meus.
Aqui tem mais uma que fazia careta para casar, mas sempre sonhou com filhinhos...
No fim, me apaixonei por um moçoilo muito do tradicionalista, que já foi me avisando "nada de filhos fora do casamento"(haha, eu posso?). Com o tempo, na verdade eu acabei mesmo sentindo falta do ritual.
Aí, no ano passado fizemos uma festa de casamento bem com a nossa cara: casamos no civil em um lugar bem charmoso e que estamos acostumados a frequentar (o restaurante do MAM, dentro do parque do Ibirapuera), e fizemos um jantar em seguida, para as famílias (próximas, só quem convive com a gente mesmo) e amigos íntimos.
Depois disso, paramos com os anticoncepcionais e agora estamos esperando a nossa Helena.
No fim, o dia do meu casamento foi muito feliz, e eu não fiz careta nenhuma. Não me arrependo nem por um minuto por ter seguido o ritual, e agora até acho bem legal ter fotos e histórias deste dia tão feliz para futuramente mostrar para a minha filhota...
Dani
Eu sonhava sim com casar e ter filhos. Enfiava fronhas de travesseiro na cabeça, toalhas de banho, toalhas de mesa... qualquer coisa valia e também em ter filhos, uma penca deles! Sempre dizia que queria ter 6 ou mais...
Acabei não fazendo festa de casamento e queria muito ter feito, até hoje continuo querendo e quem sabe um dia?...
Acho que pra cada pessoa tem significados diferentes, não cabe muita discussão.
Beijos!
HUm.....eu fiz questão de casar, gastei muito - confesso - mas se fosse hoje não faria novamente. Muito dinheiro gasto e que poderia ser investido em outra coisa. O casamento vai bem, ainda nao tenho filhos, penso em curtir muito. Adoro sair, beber, ir a festas, apesar de 4 anos de casada.
Cada um pensa de um jeito. Agora enfrento a pressão pelo bb. Contudo vai td bem calmo e quando der irei engravidar.
Em tempo: antes queria seguir o ritual pra tudo, mas vi que isso nao é sinonimo de felicidade e muito menos infelicidade.
O que realmente importa É SER FELIZ. Seja casando, digo gastando, ou apenas morando junto.
Viver bem e ser feliz é o melhor de tudo.
Abraços
Núbia RJ
Ah meninas...
Já estou acostumada com cara feia (ou será dor de cotovelo?) quando digo que me casei com 21 anos...
Hoje tenho 25. Casada, muuuuito bem casada. Fizemos o contrário do que todo mundo faz: não casamos no civil, só no religioso! (e quando digo isso, mais caras de espanto! rs...)
Porque para nós, era o mais importante; receber a benção de Deus para esse lindo passo que estávamos dando. Montei minha casinha, reformei tudo bonitinho, noite de núpcias e tudo mais...lua de mel maravilhosa...presentes, muuuuitos presentes!!! rs...não fizemos festa, porque não achávamos necessário. Fizemos somente bolo e champagne. Para nós e para as pessoas que nos amam e que estavam lá, a festa já era a cerimônia do nosso casamento. Minha irmã e meu cunhado cantaram e o repertório foi muito bem escolhido...inesquecível. E ainda por cima, casei na Igreja de Santo Antônio! Eita!!!! :P
Pra mim, não há idade certa para se casar: existe o momento certo. Para mim que sou católica é natural...recebermos a benção de Deus, e recebermos essa força a mais em nossas vidas.
Viajamos bastante, nos divertimos, damos risada, nos amamos...e depois que nasceu nossa pequena, tudo ficou melhor ainda!!! Temos a confirmação da frase que escolhemos para o nosso convite de casamento: "E os dois serão uma só carne"
Beijos a todas...
Lu :)
Eu nunca fiz questão, mas de ter filho sempre sonhei desde pequena igual a Kathy, sempre achei que seria mãe solteira no fim, meu marido também era totalmente contra, namoravamos há 7 anos e já eramos casados no coração mas aí o melhor amigo do meu marido (de infância, praticamente um irmão) morreu bem quando estava planejando o casamento dele do luto e da saudade nasceu no meu marido a vontade de casar,acho que de realizar um sonho do amigo e quando estávamos com tudo pronto pro casamento eu que segundo os médicos não podia engravidar engravidei!!! Foi tradicional,na igreja católica, com véu grinalda, festa e lua de mel
Eu não sonhava em casar, mas me casei. Não foi nada de outro mundo: casamos no civil e fizemos um almoço só pra família na casa dos meus pais. E nossa viagem foi pra visitar amigos que moram longe da gente =P
E eu morria de medo de engravidar... risos. Agora, sou louca pra engravidar de novo. Vai entender...
Eu me casei e fiz festa.
Desde menina sonhava com isso e quis realizar.
Se fosse hoje faria de novo, mas convidaria só os mais intimos, para poder curtir a festa melhor e tbem porque com o tempo eu aprendi que nem todo mundo tem consideração pela gente como temos por eles. (eu sempre acreditei q tinha muitos amigos e depois do casamento percebi que estava enganada...enfim)
Como alguém comentou acredito que o ritual é parte importante na nossa vida, por isso acredito no ritual do casamento tbem, independente da quantidade de dinheiro gasto.
beijo
Eu sempre sonhei em me casar de véu, grinalda e na igreja. Sou tradicinalista e católica e os rituais são muito importantes para mim, não pq sou careta mas pq a simbologia e a recordação dos momentos são mto iportantes para mim, preciso de um referência, de um norte,de tdo certinho. Me casei com o homem a minha vida numa cerimônia e festa lindas que preparei nos mínimos detalhes, e agora vou ser mãe em outubro, engravidei depois de um mês de casada e estou super feliz, cheia de planos. Sei que posso parecer demodè mas é meu jeito de buscar e ser feliz.
Sonhava sim em casar, me vestir de noiva e tudo mais, mas pra mim e para o Paulo, o mais importante sempre foi a cerimônia, o casamento religioso e não acho bobagem querer compartilhar com as pessoas queridas um dos momentos importantes da minha vida. Pra quem diz que preferia uma viagem, digo que nada substitui a cerimônia e ver todos aqueles rostos amigos desejando e torcendo pra que sejamos felizes. Não gastei fortunas, mas o que gastei foi muito bem gasto, tive muitos descontos e indicações que fizeram o casamento ser especial e não ser só um evento para os outros comerem. Tive a noite de núpicias com o meu marido me carregando porta a dentro da nossa casa e uma viagem maravilhosa de lua-de-mel. Agora, grávida também terei o meu momento especial, com o parto conforme imagino. E se o Paulo quiser encarar teremos mais uns 3 filhos!!!
Postar um comentário