Recentemente, aqui em casa, três jogos têm feito a cabeça das meninas. Até pouco tempo, elas não se interessavam por jogos, preferiam brincadeiras mais físicas, ou mesmo brincadeiras de troca de papéis, como 'mamãe e filhinha', 'escolinha', esse tipo de coisa. Mas de uns tempos pra cá, elas têm descoberto a magia dos jogos, e é tão bacana vê-las curtindo descobrir como funcionam as regras, em que detalhes precisam prestar atenção para seguir jogando, que resolvi dar as dicas aqui, até porque sei por experiência própria que é bem difícil achar jogos que agradem os pequeninos na faixa dos 3, 4 anos.
Então, ficam aí as dicas, pra quem quiser experimentar com os filhotes:
Quem tem a minha idade certamente deve se lembrar desse. Um jogo com dois tabuleiros, cada um contendo uma série de imagens de diversas personagens com as mais variadas características (cor, tamanho e aspecto dos cabelos, cor dos olhos, tipo de roupa, etc). Cada jogador fica com um tabuleiro, e tira também uma carta com uma das personagens, que o outro jogador vai ter que adivinhar. Para isso, vai fazendo perguntas que permitam eliminar uma boa parte das possibilidades. Por exemplo, você pergunta: "tem cabelo loiro?", e se a resposta for não (só são permitidas respostas com sim ou não), você já abaixa todas as figuras de cabelo loiro. E assim vai, até que só reste uma personagem. Quem descobrir primeiro a personagem do outro, ganha o jogo.
Na minha época (ai, ai, tô até me sentindo velha agora!), o jogo era bem básico, tinha uma única versão com pessoas das mais variadas aparências. Hoje em dia, tem jogo com personagens das histórias infantis, personagens de desenho animado... o das meninas é esse da foto acima, da Turma da Mônica, que elas adoram.
///
Dominó
Esse é básico, né? Quem nunca jogou dominó na vida, não é mesmo? Dispensa maiores explicações. Mas vale lembrar que com 3, 4 anos, eles ainda não reconhecem os números, portanto os dominós devem ser de figuras. As meninas têm dois, um com as personagens dos Flinstones, e outro com a turma do Mickey. Esse último, da foto aí de cima, é o preferido.
Esse é um jogo novo, super simples, mas que diverte pra burro as crianças pequenas. Digamos que seja a versão moderna do tradicional 'pega-varetas'. Trata-se de um pacotinho de batata-frita (favor abstrair o apelo exageradamente 'fast-food', rs) com várias batatinhas soltas. Cada jogador vai puxando uma batatinha por vez. Mas há, no meio do monte, duas batatinhas que estão presas ao fundo do pacote e, quando puxadas, derrubam todas as outras. Quem derrubar as batatinhas perde o jogo. As meninas se divertem pra caramba, e acham a maior graça quando as batatinhas voam, espalhando-se para todos os lados. Na verdade, elas acabam disputando mesmo é para ver quem derruba as batatinhas, porque é mais divertido... :-)
E os pequeninos de vocês? Gostam de jogos desse tipo? Têm um preferido?
///
///
Imagens: www.americanas.com (Cara a Cara Turma da Mônica e Puxa-Puxa Batatinha) e www.comprafacil.com.br (Dominó Casa do Mickey)
2 comentários:
Tata, o Rodrigo também tá nessa fase e curte jogos parecidos: dominó, quebras-cabeça (tem uns de colecionar, baratinhos, de personagens da Disney, que as peças são de madeira; é bem melhor pra ele, que se irrita quando as peças de papel se soltam...), o puxa batatinhas (paixão total!) e o velho amigo Pula-Pirata.
O que me impressiona é perceber como, apesar de tanta oferta de brinquedos, os que os entretém são aqueles que também nos entretinham ;-) Eu amava pula-pirata e cara-a-cara!
Beijo e boas férias para vocês.
Crianças Pagãs promove uma Blogagem Coletiva pela Gentileza.
Aproveitando a bela notícia de Benzaiten sobre o dia Mundial:O dia marcado para essa blogagem é o 13 de novembro, é uma boa data para congregar a Blogosfera em torno a um valor humano atemporal, necessário, ecumênico e sempre bem-vindo.
Por ser também dia mundial da Gentileza, Evento promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida, representante da World Kidness Movement.
Visite nosso blog Crianças Pagãs e saiba mais!
http://criancapaga.blogspot.com/
Grata pela atenção e adesão!
Luciana Onofre
Postar um comentário