///
por: Tata
Aqui em casa, banheirinha de bebê é algo que não vemos já há alguns anos. Até temos uma, que usamos por um tempo para dar banho nas mais velhas, mas está encostada num canto esquecido da lavanderia, empoeirando. Aliás, me fez lembrar que preciso dar um fim nela, rs.
Com a Chiara, decidimos de vez que banheira de bebê é um negócio obsoleto e desnecessário. Aqui, o que agrada mesmo é o banho de balde.
O banho de balde é um banho dado em uma banheirinha em forma de balde, balde mesmo, como esses de lavar roupa. A banheira original nesse formato, a Tummy Tub, é importada, e bem cara. Mas um balde comum, desses que a gente encontra em qualquer supermercado (desde que de boa qualidade, de material firme, claro!), serve perfeitamente. O balde da Chiara é o que chamamos de ' tummy tub genérica', porque foi comprada em um hipermercado perto de casa, pela bagatela de quinze reais.
E a pequenina, que não tem preconceito e não se liga em marcas (hum... esperemos que ela chegue na adolescência, pra ver se pagarei minha língua!!), simplesmente a-do-ra o banho de balde dela, se diverte pra burro, é uma delícia de ver. Aqui tem um vídeo que fiz da pequenina tomando banho ainda bem pitica, quando nem sustentava a cabecinha. E aqui, um outro já com ela um pouquinho maior, se divertindo no balde sem mãos pra segurar.
O banho de balde costuma agradar mais os bebês, especialmente os bem pequeninos, porque eles se sentem aconchegados, ficam enroladinhos, que é a posição que mais lhes dá segurança, porque lembra o útero. Quase sempre, os primeiros banhos de um bebê dados na banheira são estressantes, para todos os envolvidos: o bebê se sente inseguro com a posição, com o espaço, com a água que não lhe cobre todo o corpo... chora, chora e chora. Já no banho de balde, a água 'abraça' o bebê, deixando-o aconchegado e quentinho, todo apertadinho, como ele ficava na barriga da mamãe.
Tudo bem que a Chiara não é lá muito parâmetro, porque a pequenina é boa gente demais, e pra ela chorar precisa muito, rs, mas ela nunca chorou quando colocada no balde, nem uma vezinha. Desde o primeiro banho de balde, com um dia de vida, e mesmo segura por uma mãe desajeitada que ainda precisava aprender como 'manejar' essa novidade, que não tinha usado com as filhas mais velhas, curtiu do começo ao fim.
Vale lembrar que o banho de balde é um banho mais para relaxamento e diversão do que pra limpeza. O que aliás, atende bem as necessidades, porque os bebês piticos não têm mesmo contato com alguma sujeira mais nociva, é mais a transpiração do dia-a-dia, um leitinho que volta, nada de mais. Eu, com a Chiara, faço assim: se ela fez cocô, ou se está cheirando azedinho porque botou leite pra fora, por exemplo, faço uma 'pré-lavagem' (rs) na pia (é, a pia aqui de casa é grande, mesmo com mais de 7kg a mocinha ainda cabe!!), ou com o chuveirinho. Depois, enfio a pequenina no balde e deixo ela relaxar e curtir. Coloco uns brinquedinhos na água, e pronto! Se deixar, a mocinha sai de lá toda enrugadinha...
Então, se você está grávida e planejando o enxoval do seu bebê, te digo sem pensar duas vezes: desista da banheira e compre logo um belo balde. O da Chiara é de 15 litros, que dá bem para um recém-nascido, e aguenta até uns sete meses, imagino, dependendo do tamanho e peso do bebê. Seu filhote vai adorar, e de quebra, quando ele ficar grandinho, você ganha mais um balde para lavar roupa, para a limpeza da casa... reciclagem! ;-)
Imagem: arquivo pessoal (pezinhos de Chiara, enquanto curte seu banho de balde)
Olá!
Mudamos de endereço.
Você pode nos encontrar em www.blogmamiferas.com.br a partir de agora.
17 comentários:
Olá! adorei os vídeos da pequena no balde! Uma fofa mesmo! Linda! Aqui em casa eu não uso banheira desde o Pietro e quando o coloquei na banheira até foto tirei hehehe!!! Então para o próximo eu não vou usar banheira mesmo! Mas com o Pietro não usei balde. Vontade não faltou, mas nem sei o pq não usei. Gostaria de usar dessa vez, mas tenho dúvidas!!! Me ajuda? Todos os meus filhos transpiram muito desde RN a ponto do cabelo ficar grudadinho na cabeça e com cheiro forte mesmo! Tem que lavar todos os dias... Como faz para lavar a cabeça do bebê? Dá para lavar no balde depois do "banho"? Lava no chuveiro primeiro e coloca ele no balde depois para relaxar mais um pouco? Como faz?
Beijos
A minha dúvida é o depois, quando a criança não couber mais no balde. Faz o que? Compra uma banheira? Acho super fofo esse balde e pretendo que o próximo use.
Bjsss
tathyana,
eu sugiro comprar uma bacia alta, é bem mais estável, menos risco do bebê tombar e gasta menos água que uma banheira!!!!
Eu comprei um daqueles baldes ovais, da Sanremo.
http://www.sanremo.com.br/produtos/busca.asp?k=balde%20oval&f=idLinha
Quando é pequeninho, dá pra usar do lado menor, enroladinho - em uma metade. Depois usa inteiro.
Com 12 meses ainda adora de paixão o balde ;)
Olá meninas!
Então, só "conheci" o banho de balde depois que o Uriel já estava grandinho... Mas assim mesmo usei pouco a banheira. Na verdade usei só quando ele era bem pequeninho e nem sentava ainda, pq era mais alta (para ele não ficar assustado eu o banhava enroladinho numa fraldinha, funcionava perfeitamente!).
O que usamos mais foi - e ainda é - uma bacia. Ele fica bem mais seguro! Dia desses, com dó dele já estar grandinho e a bacia parecer apertada, resolvi colocá-lo na banheira. Mas ele não gostou nem um pouco! Ficou muito inseguro mesmo, com medo de escorregar. Aí voltamos para a bacia. :)
E ele adora!
Beijinhos
Lívia, mamãe do Uriel
Oi!
Qnd estava grávida me apaixonei pelos vídeos de bebês tomando banho de balde e decidi que daria banho assim na pequena.
Mas ela nunca gostou, não! Fazia um chororô daqueles! Insisti uns dias, mas aki em ksa não deu certo msm. =/
Hj ela está com sete meses e estou pensando em tentar novamente, já que ela não sossega de jeito nenhum e a banheira se tornou um perigo.
Quem sabe, né?
bju =*
Eu tambem queria saber mais como fazer para, por exemplo, lavar o cabelo do bebe no balde. Ou o banho de balde nao usa sabonete nem xampu? Eu tou gravida do primeiro e meio perdida sem saber qual eh a melhor opcao, se devo comprar as duas coisas - balde e banheira - ou uma soh... Aceito sugestoes, obrigada!
PS: amei a foto dos pezinhos! Na verdade, eu sempre fico babando nas fotos dos bebes nos baldinhos. Eles parecem sempre tao confortaveis...
Barbara - www.baxt.net/blog
Eu tenho dúvida de como segurar um bebê RN no balde?
Segura por onde? Por baixo dos ombros? Como apóia a cabeça?
Na banheira, como tem mais espaço penso que é mais fácil pois a gente segura a coluna e a cabeça com a mesma mão e vai banhando o bebê com a outra.
Estou para ter meu segundo filho e gostaria sim de usar o balde dessa vez, não para higiene propriamente, seria mais como um "ofurô" para relaxar... rs.
Mas por favor, se puder esclarecer como é o manejo com um bebê RN no balde, eu agradeceria muito.
Adorei o post!!
Banho de balde é tudo de bom!!
Minha mãe comprou uma banheira daquelas enormes suspensas e com trocador. Usei no primeiro mês da Ana pq não conhecia o banho de balde. Depois, comprei um balde normal, redondo da Sanremo... quando ela cresceu um pouquinho e já sustentava a cabeça, comprei um balde oval e hoje ela tá com 7 meses e só toma banho no balde. E não é só pra relaxar não, dou banho mesmo, lavo a cabeça e tudo.
Aquela banheira enorme tá lá encostada, nem sei o que fazer com ela... rsrs.
Outras dúvidas que tenho:
Vcs colocam o balde no chão e se agacham para banhar o bebê, é?
A banheira que eu usava na minha filha e que já comprei pro meu filho é daquelas que tem suporte. É um alívio ENORME para minhas costas. Muito prático.
Outra coisa que andei dando uma olhada pela internet... a tummy tub original tem um centro de gravidade em sua base, que a deixa mais estável e sem perigo de tombar. Num balde normal há esse risco... de virar com o bebê dentro.
Como nunca vi essa tummy tub original, nem vende aqui na minha cidade, gostaria de saber de quem já fez a comparação se isso é verdade mesmo, ou é "conversa de vendedor"... rs.
Pq o danado do balde original é carinho demais, se for só um balde mesmo.
Vou comprar sim um balde, para fazê-lo de ofurô, mas queria muito esclarecer esses ptos com quem entender do assunto.
Adorei seu video! Estou gravida do meu primeiro bebe e nunca tinha visto como usar o balde. Obrigada por postar os videos e tudo! Que a Chiara cresca forte e saudavel!
Felicidades
Oi, Tata!
Olha, eu tive TummyTub e diria que a diferença para os baldes de limpeza é do mesmo tipo que há entre os slings corretos e os neo-slings: e portanto não está no preço ou na griffe, mas sim na segurança. A TummyTub é desenhada em função do formato e esforços do corpinho do bb, e está projetada para conter bbs/cçs sem o risco de romper ou cair pra trás, tanto pela sua forma quanto pelo material de que é feita, e sobretudo pela fixação que a borracha ao fundo proporciona à superfície de apoio.
O balde é bacana e é uma opção válida, afinal, brincar com água é bom em qq lugar! mas é bom esclarecer que o preço da TummyTub tem razão de ser.
E já que estamos trocando experiências, quero dizer que as banheirinhas foram sempre muito usadas lá em casa. Como não temos banheirona, a farra por bem uns 7 anos seguidos foi colocar as 3 banheirinhas + a tummy tub no box e fazer a festa com a água (que hoje elas regulam o uso para cuidar do planeta...).
Aliás, até os 6 anos tinha menina entrando na Tummy, hoje devidamente reciclada em balde de limpeza :o))
Oi Tata, totalmente de acordo com a Roselene, tem uma questao de segurança que deve ser observada. Nesse ponto, se vai improvisar é melhor a bacia, porque é mais estável. Imagino que no Brasil o preço da Tummy Tub seja meio proibitivo, mas taí uma idéia pra alguém produzir no Brasil com toda a segurança.
oi meninas, vamos lá, respondendo as perguntas:
Mamãe Larissa, com a Chiara, quando ela fez cocô, ou quando está mais suadinha ou eu acho por qualquer motivo q precisa de banho com sabonete, eu dou um banho de pia (a pia aqui é grande pra burro, ela cabe sentada lá dentro, rs) ou de chuveirinho, e depois coloco no balde pra relaxar e brincar. aqui em casa eu alterno, tem dias q é só banho de balde e outros dias q é banho de pia/chuveirinho e depois de balde. ultimamente, com o calor, tenho dado um banho de pia+balde e mais tarde um banho só de balde, pra relaxar.
Tathyana, qdo o balde ficar pequeno vc tem algumas opções, vc pode comprar um balde maior, e qdo não tiver balde maior, uma 'tina', sabe aquelas bacionas redondas? então. pode tb comprar uma piscininha inflável pra virar a banheira do bb, as minhas mais velhas tinham e amavam, o banho era sempre uma festa.
Carol, isso mesmo, é dessas bacias altas q eu estava falando!
Artemis, o balde da Chiara tb é da Sanremo, é forte e resistente e não tenho problemas...
Barbara, como eu disse pra Larissa, o banho de balde é mais um banho para relaxamento e brincadeira, não tanto para limpeza. limpeza eu faço com banho de pia, ou de chuveirinho, ou de chuveiro mesmo.
Livia, os bbs adoram mesmo ficar enroladinhos no balde! bbs gostam de ficar contidos, 'amassadinhos', toda essa segurança q lembra o útero. seu bb já fez a opção dele né? rs.
'segunda Lívia', rs. será q não foi vc q ficou um pouco insegura na hora de colocar a bb, achando q ela não ficaria confortável, q escorregaria ou algo assim, e essa sensação desconfortável acabou passando pra ela? pode ser, né? de qualquer forma, eu tentaria de novo sim, sua bb ainda tem tempo pra curtir muitos e muitos banhos deliciosos no balde!
Larissa, a gente segura o bb pequenininho pelas axilas, sustentando o pescocinho com os polegares. dá uma olhada no primeiro vídeo q eu indiquei q lá a Chiara ainda era bem pequenininha, e dá pra ver bem como a estou segurando.
Isabela, aqui a Chiara está com quase seis meses e tb ama o banho de balde dela... delícia!
Larissa, vc tem q achar uma posição q fique confortável pra vc. aqui em casa, como temos banheira, eu coloco o balde dentro da banheira, em cima de um banco redondo grande de plástico q temos e eu mesma sento na borda da banheira, fica na altura perfeita. e qdo o bb cresce vc já não precisa segurar o tempo todo, fica do lado meio q 'assistindo' o banho, então deixar no chão por exemplo já não é tão ruim... veja no segundo vídeo postado q a Chiara está no balde sozinha, sem q ninguém a segure.
sobre a segurança, respondendo tb à roselene e à maricotinha, eu imagino q a Tummy original tenha suas vantagens, mas não acho de forma alguma q usar um balde comum seja inseguro, nem acho válida a comparação com os slings malfeitos. é questão de escolher um balde de marca boa, material bom, resistente, confiável. eu dou banho na Chiara na tummy 'genérica' dela há seis meses, quase q diariamente, e nunca vi fazer nem menção do balde virar ou balançar, e olha q ela agora já bagunça bem dentro do balde, já se mexe bastante. é claro q precisa ter atenção, cuidado, mas isso acho q tem q ter mesmo usando a tummy original, ou banheira tradicional, pq nunca se sabe. eu, por exemplo, jamais deixo a Chiara sozinha no balde, sem supervisão, mas tb não deixaria numa tummy original. também estou sempre vistoriando o balde para ter certeza q não tem rachaduras ou coisas assim. acho q com bom senso dá pra levar sim sem abrir mão da segurança, pq pra gente o preço da tummy original é proibitivo mesmo.
e depois q o bb cresce, tinas maiores, ou mesmo piscina inflável cumpre bem o papel e dá pra uma boa bagunça!
obrigada pelos comentários meninas, bjos!
Oi, Tata!
Primeiro quero dizer de novo que sou admiradora e divulgadora da sua forma de maternar, e o quanto eu mesma gostaria de ter tido esse tipo de referência.
E como vc sempre mesma diz, e eu sou da mesma linha, são infinitas as possibilidades de escolha que vão refletir as infinitas histórias e crenças das infinitas mães.
Como sempre, achei perfeito seu post sobre o banho de balde, ainda mais com o presente das imagens de Chiara.
E também como sempre, os pensamentos não serão idênticos, mesmo quando as divergências são sutis.
Senti o desejo de pontuar a divergência nesse caso pela abertura que o próprio blog dá à diversidade de olhares. E meu foco não foi a comparação entre a TummyTub e o balde, porque não se pode dizer que um seja melhor que o outro de forma absoluta. Por isso eu repito: ambos são opções válidas!
O que eu quis enfatizar foi que, diferentemente daquilo para o que se utiliza o qualificativo "genérico" - medicamentos, por ex, não se trata no caso da TT de comparação entre dois objetos com as mesmas propriedades, com divergência apenas de preço.
O que eu quis enfatizar, é que a TT não é uma griffe vazia, como determinados jeans que podem ser compradas por 1/10 do preço, sem etiqueta, na José Paulino.
E eu só insisto porque pelo fato de ter pesquisado sobre o assunto, e por realmente conhecer o que torna a TT mais cara, acho importante dar às mães esse parâmetro.
De forma alguma eu gostaria que essa minha insistência fosse entendida como um "não" ao balde. Eu digo "sim" ao balde! E a descrição que vc faz aqui do uso do balde é perfeita e inspiradora.
Ao mesmo tempo, compreendo que a TT custe R$100 por resultar de um projeto específico, certificado, de produção quase artesanal, e que pode ter seu custo reduzido pela difusão da sua "fórmula". O preço não reflete um "nome", mas um "processo", que merece ser qualificado - assim como a gente qualifica os slings da Analy.
Sim, eu sei, isso gera uma enorme discussão sobre coeficientes de segurança, que não é o foco mais decisivo na questão TTxbalde.
(Ficou longo; vc sabe, eu tenho muita dificuldade de síntese!)
Muitos beijos.
Rose, minha linda,
teus comentários são super válidos, e sempre muito bem-vindos por aqui. só quis pontuar a questão dos cuidados q tornam um banho no balde comum seguro, para q não ficasse parecendo q banho de balde, só se for na tummy original, senão é perigoso. eu adoraria ter uma tummy original, acho q devia ter feito um 'chá de tummy', rsrs.
e o genérico foi só uma brincadeira, nem minha na verdade, copiei lá da materna...
bjo lindona, comente sempre!
Postar um comentário