por: Kathy
Um dos textos mais polêmicos do Mamíferas em todos os tempos é o "Cesárea não é Parto", escrito pela Kalu. Ele foi publicado em julho, mas até hoje recebemos comentários sobre esse post. Acontece que ontem eu estranhei um pouco porque começaram a aparecer muitos comentários de uma só vez nesse texto. Em geral quando isso acontece em postagens muito antigas é porque em algum lugar nosso blog recebeu um "link" atual e é de lá que as pessoas novas estão chegando.
Fui pesquisar no Live Trafic Feed e descobri que, mais uma vez, o Mamíferas havia sido linkado em uma comunidade do Orkut. Isso já havia acontecido antes, e foi muito ruim pra gente. Ruim porque as pessoas que chegam até aqui pelo orkut em geral não querem debater nem trocar idéias, mas sim nos ofender, depreciar, atacar, sem sequer apresentar argumentos, sem ler direito o que escrevemos, e isso não é nem de longe o que pretendemos por aqui.
Dessa vez o texto da Kalu foi linkado em uma comunidade "pró cesárea" e, como vocês devem imaginar, causou a maior repercussão por lá. Eu acho que o grande "problema" é com o título do post, que é forte mesmo, propositalmente polêmico. Algumas pessoas podem se ofender mesmo quando escutam que cesárea não é parto. Sem conhecer nosso trabalho aqui podem pensar: "Peraí, quem essas mulheres acham que são pra dizerem que eu não pari meus filhos?? Por acaso elas se acham melhores do que eu porque tiveram seus filhos por partos normais??".
Não! Eu não sou melhor do que ninguém. Mesmo! Além disso, entendo e respeito completamente quem pensa diferente de mim, entre esses quem escolhe ter seus filhos por cesareanas marcadas. Várias vezes vocês já devem ter me visto por aqui dizendo que acho o máximo poder contar com a cirurgia que salva vidas em casos realmente necessários.
Minha briga aqui no Mamíferas sempre foi pra ajudar aquelas mulheres que desejam de coração ter um parto normal e não conseguem porque são enganadas, assustadas, pressionadas e passam desnecessariamente por uma cirurgia que elas não desejavam. Também acho importante informar as mulheres que por qualquer motivo nem sequer pensaram no assunto "normal ou cesárea?" que elas podem sim escolher, que tem esse direito. Se a escolha for pela cesárea, ok! Que seja consciente e pronto!
A gente escreve pra informar, pra explicar, pra discutir, pra mostrar novos pontos de vista. Escrevemos também pra cutucar, pra dizer: hey, vamos pensar um pouquinho? Vamos questionar os padrões um pouco? Sempre dá pra fazer diferente! Não é pra ofender ninguém não, nem pra julgar decisões das pessoas.
Me entristece e desanima receber aqui e pelo orkut comentários ofensivos. Ver meninas que nem sequer nos conhecem nos chamando de loucas, preconceituosas, ignorantes, fanáticas (entre outros mais fortes e menos publicáveis).
Eu sei que esse tipo de agressão surge exatamente pela falta de argumentos para discutir o tema, e eu sei também que de alguma forma nossas palavras mexem com questões delicadas para algumas pessoas como a maternidade ou a forma como os filhos nasceram, mas confesso que é chato demais, sabem? Definitivamente não é para ouvir esse tipo de coisa que eu me dedico semanalmente a escrever aqui no Mamíferas. :o(
Bom, tudo isso era pra comunicar que, para evitar ao máximo esse tipo de comentário desagradável, estamos retirando temporariamente a opção de comentar de forma anônima no blog. Não acho que estejamos retirando a liberdade de expressão de ninguém (sim, já disseram isso). Vocês podem se expressar livremente (inclusive, por favor, discordando de nós), contanto que se identifiquem. Se ainda assim os problemas continuarem, partiremos para o próximo passo, que é ativar a moderação de comentários. Desculpem o transtorno, mas no momento as medidas são mais do que necessárias!
Em breve, espero, tudo volta ao normal...
22 comentários:
É uma pena que um blog que seja totalmente a favor das mulheres, da maternidade, dos filhos, e que está aqui para ajudar, para falar o que a maioria dos outros lugares não fala, seja vítima de pessoas ignorantes.
Ah, que coisa. Fico besta em como essas mulheres que vêm aqui "xingar" e dizer que PN é coisa de bicho (e nós somos o quê? Robôs?) gostam de ser enganadas, gostam de permanecer na ignorância! É uma pena mesmo...
Mas, assim é a vida, né? Galileu também foi condenado ao dizer que a Terra girava ao redor do Sol... Jesus foi crucificado por dizer ser filho de Deus.... enfim, sempre existirão os ignorantes, infelizmente.
Mas, continuem a publicar esses ótimos textos! É por isso que entro aqui todos os dias: porque vocês falam a verdade, mostram outros caminhos!
Beijos!
Queridas,
Vcs têm meu apoio total e absoluto!
Muito triste que um debate tão rico seja conduzido para "falas" simplistas que só atacam.
Comentários anônimos, para mim, são maneiras de omissão e a omissão é grave.
O debate limpo, identificado, fundamentado é enriquecedor.
Espero que essa "onda" passe, pois o trabalho que o Mamíferas desenvolve é belissímo!
Beijos solidários!
Inacreditável!
Bjs
A Internet eh uma faca de 2 gumes mesmo.. tbm acredito q todo mundo tem direito de se expressar, mas sem vulgaridade.
Um debate honesto e limpo seria o ideal.
Eu so mudei minha concepcao sobre cesaria depois de ler muito e ver o que estaria perdendo. E tenho certeza que so a faria em necessidade extrema de risco de vida pra mim ou pro bebe.
Infelizmente nem todo mundo esta aberta a novas ideias e esclarecimentos.
Vcs fazem um bom trabalho..
bjus
Fico triste quando a coisa descamba pro nível baixo de discussão...mas a gente continua firme no propósito de informar e trocar idéias com muito respeito, né? Como um post mesmo disse: trabalho de formiguinha!
Minha opinião pode ser radical, ok, mas eu digo, essas mulheres que vem aqui e no orkut (eu li) e nos xingam de burras, canibais comedoras de placentas, irresponsáveis, infelizes, etc se dóem tanto com esse texto porquê? Pois no fundo sentem, em algum nível, que a cesárea não é essa maravilha toda, se fosse não precisariam defendê-la com argumentos sem conteúdo. Porque será que as mulheres que fizeram uma cesárea necessárea e com toda a informaçao não vieram dizer ofensas nos comentários? Porque essas (eu tbém) tem clareza em separar as coisas e não se sentirem menos mãe, pois o caminho que as levou a cesárea foi outro que não a cirurgia agendada. A cesárea necessária como ouvi de uma pessoa querda uma vez: "Para mim, enquanto a cesárea agendada simboliza o medo e a ignorância, a
cesárea necessárea representa a bravura de uma mulher selvagem." A Kalu escreveu um post belíssimo para essas mulheres: http://mamiferas.blogspot.com/2009/10/que-se-curem-as-cicatrizes.html Eu tive uma cesárea necesária com 10 cm de dilatação e digo que cesárea não é parto, cesárea salva vidas em emergencias e ponto final.
Quando a gente se enche de coragem para se doar ao filho não fica achando que é menos mãe por ter aceitado a cesárea, muito pelo contrário...
Beijo carinhoso a todas mamíferas
Mariana Afonso Vaccari Tezini
Como "curiosa" fui ler o texto, os comentários e o orkut de onde veio toda essa "manifstação".
Como comentei no post, me entristece ver que as pessoas simplesmente vão com a maré e no lugar de buscar uma discussão saudável parte para xingamentos e a falta de argumentação impera.
Respeito acima de tudo. Se acredito que cesariana não é nada aconselhável para mãe e filho não tem pra que chegar num lugar onde defendam isso e "impor" minha opinião diminuindo as dos outros.
E quando ao fato de ousarem falar que vcs estão tolhendo a liberdade de expressão por só permitirem comentários não anônimos, basta se basear na constituição onde fala que é vedado o anonimato.
Art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
Bom, é isso ai.
Beijão e fiquem cientes que vcs são mulheres e mães admiráveis.
Oi Kathy, fui até a comunidade ver e juro que me arrependi, pq só me deu uma raivinha por dentro. Sei que vcs não ligam, mas mesmo assim vou dizer: relaxem!
Chamam de ignorantes pq ignoram a verdade! Acham que o mamíferas é contra elas, que o natural não é o natural... pessoas assim são as que fazem a gente perceber e ratificar que o mundo está ao contrário!
Lembra da história sobre a matrix? Elas escolheram tomar a pílula azul...
Beijos!
Lívia do Uriel (16 meses hoje!)
Não é pela ofensa que se chega a algum lugar, mas tem gente que se sente assim.
Mas, também entendo um pouco o lado de quem se sente ofendida.
Eu sempre quis ter parto normal, mas já estava com 41 semanas de gestação e a Luna nem dava sinal de querer nascer. Tive minha filha na maternidade da cidade e ainda pelo "SUS". Tive que fazer cesareana - não por meu desejo.
Durante alguns dias após o parto ao invés de curtir a chegada de minha filha fiquei um pouco triste sentindo-me menos mão por causa da cesareana.
Mas, agora aceito mais... Na verdade eu sempre me cobrei muito.
Beijos e Flores. @}~
Meninas
Simplesmente adoro o blog de vcs e virou uma mania ler todos os dias. Nao liguem para tal besteira, pois uma vez eu entrei em um site e postei um comentario sobre a minha opção de parto normal ao inves da cesarea e nunca li tanto absurdo junto. No meu caso infelizmente apos 7 horas de tentativa para o parto normal,mesmo com dilação total tudo correndo super bem, meu nene realmente não passava pela pelvis, tive uma cesarea de emergencia em praticamente 5 minutos. Minha medica ficou muito chateada pois sabia o quanto eu queria o parto normal, mas o mais importante era fazer o meu nene nascer bem. O meu caso foi realmente uma cesarea necessaria que tem um pos ultra dolorido e chato. Sempre que leio o texto da Kalu sobre as cicatrizes meus olhos enchem de lagrimas. Para compensar sou uma mamifera de carteirinha, muito peito exclusivo, sling, colo e carinho o dia todo. Meu filho esta lindo, forte e saudavel.
Bom, continuem com os posts maravilhosos e deixem a ignorância desse pessoal para lá. Ainda bem que nem tenho Orkut para olhar as besteiras. Bjs
Andrea Santos
Kalu, Kathy e Rê, Mammíferas do meu coração, sintam-se abraçadas bem forte.
Tenho certeza que vocês sabem como são importantes na vida de muitas mulheres, bebês, homens, famílias. Não esqueçam de todas as vidas tocadas pelo ativismo ao parto natural, amamentação, maternidade ativa e consciente. Isto sim é importante.
Adoro vocês e sinto-me parte dessa família mamífera.
Grande beijo!
Dani, mamãe do Arthur
Nascido num lindo parto domiciliar, após 42 semanas de gestação, translactado na primeira semana de vida, amamentado exclusivamente até os seis meses e que continua, com 01 ano e 05 meses mamando muito, em livre demanda, sem nunca ter tomado alopatia e tomando apenas as vacinas do calendário dos postos de saúde.
Com apoio do papai, das maternas, mas matrices, das samaumeiras e das mamíferas, é claro!
A pior coisa é a falta de argumento.Quando a pessoa não sabe como debater, não tem como debater, pela mera falta de informação, ela parte para ignorancia para a agressividade. Isso é terrivel mas é aceitavel, Afinal uma pessoa que não sabe sulficientemente sobre um assunto e acaba debatendo de forma ignorante e desprezivel só merece mesmo ter que ler e ler muitoooo um blog maravilhoso como esse!
Afinal as mulheres daqui alem de todas as qualidades mamíferas, são mulheres inteligente, que buscam informação, buscam aprendizado para si mesma e para no final poder escolher o melhor para ela e para seu filho!
Esse blog é um aprendizado diário, minha parada obrigatoria de todas as manhãs!
Quanto a essas pessoas, deixe estar jacaré. Um dia quem sabe quando buscarem saber realmente sobre o assunto elas concordem conosco.
Meninas, é duro ne!
Eu que ja me considero radical, as vezes me pego lendo um texto e nao concordando com ele 100%, mas por quetsao pessoais e culturais e nao cientificas, por isso nao falo nada. Mas que graça teria se todas pensássemos da mesma forma? Nao teria a menor graça! o Mundo é lindo por sua diversidade, e a humanina é incrivel por conta da singularidade de cada individuo! Acho justo nao ter comentarios anonimos, pq nao ha necessidade de vir aqui jogar pedras sem se identificar, temos q dar nossa cara a tapa e sentir orgulho de ter base pra discordar! Nao simplesmente vir e falar, baixar o nivel e rir atras da tela do pc pq tem vergonha de se mostrar! Continuem seu trabalho lindo, pq VARIAS pessoas vem aqui de alma e coração aprender e compartilhar com vcs todos os dias, mesmo q seja so como expectador nao ativo!
bjinhus e PARABENS pelo trabalho e paciencia de cuidar desse cantinho tao especial.
Carolina Rodarte Alves Bernardi. =)
Acho que vcs são é boazinhas demais.
Certos comentários mereciam ser MODERADOS e DELETADOS. Isso sim.
Isso não é democracia coisa nenhuma. Pessoas que insistem num ataque, sem propósito nenhum, com nada para acrescentar ao blog,...
Eu apagaria sem pena.
Refletir temas e não ter necessariamente unamidade nas opiniões é perfeitamente normal. Isso sim é válido. Isso sim é democracia.
Mas baixaria, ataque, anomimato, xingamentos... tsc, tsc.
Já vi essas coisas acontecerem em outros blogs e terminou em moderação nos comentários. Eu apóio totalmente!!!
Pura falta de informação,aliás,no total sentido da coisa,pois a educação no país é algo que a maioria das pessoas não é capaz de ler um texto e interpretá-lo corretamente,já que não sabe Português.
Lamentável.
Não só ignoram mas ignoram que ignoram... lamentável!
Bjinhos meninas!
Lívia
Nossa! Não sei para que fui no orkut...sabia que ia passar raiva, mas nem tanta! Que feio, que baixo nível! Ainda bem que são pouquíssimas mulheres que participam de tal (anti)diálogo.
Nunca passei por um parto, pretendo ter um bebê nos próximos 2anos e me sinto imensamente feliz por poder me informar desde agora e sonhar com meu PN domiciliar!
Obrigada, meninas, de coração...
Eu leio todos os dias o mamíferas, pena que descobri o plano de parto tade demais... tenho uma filinha de dois meses e ela nasceu por meio de uma cesáreo... sempre quis ter um parto normal, com todas as suas dores, emoções, e sentimentos, mas infelizmente por motivos que foram alheios a minha vontade e que compartilho com vocÊs depois,ela teve que nascer por uma cesário. O Título ofende mesmo, por que dá a entender que eu não pari minha filha... e isso magooa,eu lutei pra que ela nascesse de maneira natural, mas não deu! Contudo eu entendo que a intenção da Kalu não foi ofender ninguém. Afinal, sei que todas vocÊs que escrevem aqui só querem informar, e fazem isso com um carinho tremendo... enfim, só quero que vocÊs se sintam motivadas por que tocam o coração de muitas mães com esses textos lindos. Mas vale acrescentar que o parto é só o começo, e vocÊs bem sabem disso... a maternidade ativa vem depois dele e sinceramente, não me sinto menos mãe do que quem pode ter naturalmente, pelo contrário, me sinto uma guerreira por ter tido que enfrentar, cefaleias e infecções hospitalares. Pelo menos pra mim, cesáreo nunca mais! Cada um com seu cada qual!Obrigada por tudo! um beijo. Luaa, mãe da Ana Lis.
isso é tudo inveja! quando elas crescerem querem ser comoo vcs, rs. bjs
Kalu...
Primeiramente, quero te parabenizar pelo texto corajoso e sincero que escreveu. Eu não tinha lido antes por pura falta de tempo, mas li agora e digo que concordo cada vez mais com o que disse no texto.
Eu tive uma cesárea e hoje em dia tenho minhas dúvidas quanto a real necessidade dela. Cesárea não dói? Pode não doer na hora, mas depois dói. E eu imagino que essa dor deva ser muito pior.
Parto normal é coisa de bicho? Pode ser. Se a pessoa que disse isso acha o parto normal algo animal, precisa estudar um pouco mais de biologia. Afinal, o homem (enquanto espécie) faz parte do reino animal. E outra coisa, o nome do parto é normal porque é assim que a coisa deve acontecer. Se tiver algo errado, já deixou de ser NORMAL! E é aí que entra a cesárea.
Eu já me revoltei muito com a conversa médica que cesárea é melhor por ser indolor e mais "tranquilo". Não sei da onde!!! Só quem passou por uma para saber o que é ter que amamentar o bebê com um talho imenso na barriga. Não desejo isso a ninguém...
Acho que a dor pior é a de não poder dizer que pariu... Porque foi assim que eu me senti depois do nascimento do meu filho. Senti que não tinha parido e sim falhado miseravelmente (apesar de ter sido induzida para ter um cesárea).
Beijos
Dani
Olha,td que é informaçao sempre é bem vinda,fiz 3 cesareas,na ultima fiz laqueadura...Todas foram decididas previamente sim! e vou explicar pq quis assim...como ja li aqui,o parto normal no Brasil é mal visto,tendo em vista nosso sistema de saúde que é péssimo e nao tem todo esse amparato que vcs sitam aqui e que é lindo ,mas na realidade nao funciona!É 1 médico pra 100 gestantes...sei pq ja vi de perto isso!Cheguei a ver uma maezinha dar a luz sozinha e o medico só chegou depois que nasceu...,maes que quase por complicaçoes do parto forçado natural...tendo em vista que sao essas mesmas maes que depois nao querem mais ter parto normal! Enfim,a discussao vai longe...de qualquer forma só quero dizer que sou a favor do que for melhor pra cada um pessoalmente,pois isso é muito particular e cada qual é responsavel por suas escolhas!
Estou muito feliz e nao me arrependo...meus filhos sao uma bençao e foi a melhor escolha que fiz,te-los de uma maneira que fosse um momento feliz pra mim1
Boa sorte a todas futuras mamaes em seus partos ,seja qual for!
Incrível como os seres humanos são tão desumanos... sabe aquela frase "qto mais conheço as pessoas, mais admiro meu papagaio"? Pois é, é aplicável várias vezes na semana, e até num dia... Enfim, essa iniciativa de vcs é linda mesmo, pena que só descobri agora, pesquisando pq meu bb ainda chora tanto pra dormir. Busquei sons uterinos (nunca vi nenhum CD do tipo pra vender...)e achei vcs. Durante minha gravidez, vasculhava a net todos os dias buscando informações sobre o parto. Fugi de uma cesarista, mas meu parto normal foi tão traumático que sempre o chamo de anormal... mesmo assim não me arrependo, lutei pelo melhor pra mim e meu bb, mas infelizmente a equipe do hospital não pensou o mesmo. Minhas colegas de faculdade (medicina) diziam que eu era louca de querer parto normal, que com tantos recursos da medicina, pra que eu ia querer sentir dor?? Até hoje minha colegas-futuras-médicas-mães ainda endeusam a retirada cirúrgica dos fetos em detrimento de um parto natural.Não consigo entender isso, mas pelo menos encontrei amigas ETs como vcs rsrsrs. Se eu pudesse, teria parido no meio do mato mesmo!!! Continuem com esse belíssimo trabalho. Ganharam uma fã e lendo esses posts sinto cada vez mais uma força me chamando pra ser uma obstetra diferente de todos os que eu conheci... bjos
Postar um comentário