por: Kathy
É muito comum recebermos nas listas de discussão sobre parto normal mulheres que passararm por cesáreas, desnecessárias ou não, e que têm muita vontade de "fazer diferente" numa próxima gravidez. Geralmente são mulheres que desejaram muito um parto normal, mas que por algum motivo não conseguiram realizar esse desejo.
As mulheres que trazem mais dúvidas em geral são quelas que acabaram descobrindo que suas cesáreas foram desnecessáreas, com médicos que se utilizam de "desculpas" clássicas e furadas como "faltou dilatação", "o bebê tem o cordão umbilical enrolado no pescoço" ou ainda "o bebê já estava passando da hora (mais de 40 semanas)". Isso porque quem tem segurança da necessidade de sua cesárea prévia é porque já pesquisou e se informou antes muito sobre o assunto (clique aqui para ler uma matéria no site da Crescer sobre quando uma cesárea é realmente necessária)
Mas vamos à resposta que todas querem ler: É SIM possível ter um parto normal após césárea (em inglês, VBAC - Vaginal Birth After Cesarean). Acontece que estamos num país onde a taxa de cesáreas beira os vergonhosos 80% dos partos. Ora, se os médicos adoram arranjar as mais variadas desculpas para justificar a cirurgia, imaginem só se não vão usar a desculpa da cesárea prévia como fator "de risco" para um parto normal.
A grande questão apontada pelos médicos é o risco de ruptura uterina, cuja taxa de incidência em partos normais depois de cesárea é de 0,5%. 0,5! Um índice baixíssimo, o que significa que estando a mulher amparada por bons profissionais eles certamente estarão mais do que preparados para lidar com esse tipo de emergência, que é bem rara como vocês devem imaginar diante dessa taxa de incidência tão baixa.
Mas quais os sintomas de uma ruptura uterina? O ótimo site das Amigas do Parto responde pra gente: "Nas raríssimas vezes em que ocorre uma ruptura, a mulher percebe que algo está acontecendo. O primeiro sinal é que a dor aumenta muito e de repente. O segundo sinal é que entre as contrações a dor não diminui. O terceiro é uma dor nos ombros, perto do pescoço. Nesse caso a equipe deverá estar atenta e efetuar a cirurgia. Convém lembrar que esses são os sinais para qualquer ruptura uterina, em mães com primeira gestação, mulheres que não tiveram cesárea anterior, etc".
É possível ter parto normal mesmo com mais de uma cesárea prévia? A resposta é sim, já vi alguns casos de parto normal depois de 2 cesáreas e até depois de 3 cesáreas. A grande questão é que quanto maior é o número de cesáreas prévias, maior é a quantidade de cortes prévios e, portanto, de cicatrizes no útero da mulher. Outra questão é o tipo de incisão. As incisões verticais (ui!) pelo que li aumentam a probabilidade de ruptura durante o trabalho de parto. Nos partos normais depois de cesárea devem ser evitados os indutores e aceleradores de parto, que aumentam muito a força das contrações e consequentemente, também aumentam os riscos de ruptura.
A principal forma de conseguir um parto normal depois de cesárea é encontrar uma equipe que realmente seja favorável ao parto normal. No caso dos médicos, é importante que ele seja favorável aos partos normais não só no discurso, mas também nas atitudes. Uma informação importantíssima é descobrir a taxa de cesáreas. Diante de um número alto, acenda sua luzinha da desconfiança. Será que ele é realmente tão favorável ao parto normal assim?
Vocês conhecem casos de mulheres que tiveram partos normais depois de cesáreas? Vocês mesmas já passaram por um parto normal depois de cesárea? Vamos dividir experiências e compartilhar informações sobre esse tema tão importante?
Imagem: I´m a VBAC baby "Eu sou um bebê nascido de parto normal após cesárea" http://rlv.zcache.com/im_a_vbac_baby_tshirt-p235864945016162276uh8r_210.jpg
14 comentários:
Te agradeço pela materia e tirei uma grande duvida q eu tinha. Nao sobre o pn pos cesaria, pois meu medico ja me tinha dito q é possivel. Mas sim por saber se a minha cesaria foi necesaria ou nao. Minha filha nasceu na Argentina e meu obstetra era totalmente favoravel ao pn. Esperamor ate 41 semanas e nada. Entan eke
(estou postando do celular)entao ele pos uma data mas entrei em trabalho de parto antes. Mas durante as contracoes os batimentos da Sofia baixavam a 65! E ele consternado me diz q iamos a cesaria. E ate hoje eu tinha a duvida e o peso se realmente foi necessaria.
Kathy, e o que acontece com o bêbê nos 0,5 casos em que há ruptura uterina? Ele consegue se salvar sem danos se for feita uma cirurgia de emergência para retirá-lo?
Bom, estou passando por isso agora. Querendo muito (e vou conseguir) um VBAC.
Como tive pré-eclampsia, meu médico está acompanhando ainda mais de perto minha pressão e tem solicitado uns exames períodicos para verificar a pressão sanguínea do útero, pra descartar qualquer possibilidade de acontecer de novo. Só quem estava lá sabe o que a gente passou...
No mais o pré-natal está correndo hiper bem, e tudo caminhando pro meu VBAC. Vamos eu e meu filho nascer juntos.
E mesmo não tendo apoio de ninguém que convive comigo no dia-a-dia eu sei que vou conseguir e vai ser ainda mais valorizado.
beijos!
Ju, nos raríssimos casos em que acontece a ruptura uterina a mulher é submetida a uma cesárea de emergência. A taxa de mortalidade de bebês em partos normais depois de cesáreas SEM uso de indutores e aceleradores de parto é equivalente à taxa de mortalidade de bebês em cesáreas planejadas. Quando são utilizados os indutores e aceleradores a taxa de mortalidade aumenta. Você pode ler mais sobre o tema (incluindo alguns estudos e estatísticas)nesse link:
http://www.amigasdoparto.org.br/2007/index.php?option=com_content&task=view&id=281&Itemid=205
Beijos pra vc!
Eu consegui um VBAC, é possível sim... mas a mulher precisa querer muito tb... assim eu acho!
Eu logo logo vou estar correndo atrás do meu!!! Aiaiaiai, meu bebê nem fez um ano e eu já tô morrendo de saudades do barrigão.
Pena que agora vai ser um barrigão com cicatriz, mas fazer o que?
Bjs,
Carol do André
Eu tive dois partos naturais depois de 2 cesareas. O ultimo deles foi sozinha com o marido...
Acredito que para a mulher ter um parto normal apos cesarea ela precisa alem de ter vontade ter um profissional humanizado de verdade porque falar que é possivel muitos medicos falam, (assim como falam pra quem nao tem nenhuma cesarea) mas na hora P inventam qualquer alteração de PA para dizer que não foi possivel...
Mulheres que lutam por VBAC não confiem em medicos "amiguinhos e fofos" viu?
Fiquem de olho! (o_O)
beijo
relatosdeparto.blogspot.com
Eu tive uma cesárea e queria muito o PN. Não sei dizer ainda se a minha foi necessária. Quero muito que a próxima vez seja normal, natural! E vou lutar para isso! É possível e é o melhor!
Beijos,
Dani
vou fazer uma camiseta dessa pra olívia!!!! "sou um bb vbac"
heheheh!!!
Eu tive um VBAC e para isso foi fundamental correr atrás da informação e ir em busca de um profissional que eu confiasse.
Minha mãe teve um VBAC tb (eu nasci de cesárea por "sofrimento fetal" após longo TP). Mas minha irmã é um VBAC baby. Por isso, sempre tive confiança de que o parto normal após cesárea é possível sim.
Aliás, quero uma camisetinha dessas para colocar na Beatriz!! Linda!
Eu moro nos Estados Unidos e tive duas cesarianas no Brazil e uma aqui ,agora estou tratando de ficar gravida novamente para tratar parto normal , gostei do seu site . Beijos .
Descobri o blog agora, adorei a qualidade das informações. Sou gestante de 33 semanas, estou trocando de médico, pois quero um PN e a minha atual obstetra não faz PN após 2 cesáreas. Me indicaram em SP a Dra Deborah Klimke.
Alguem tem referencias ou sabe informar se a Dra Deborah Klimke é humanizada e faz VBA2C?
obrigada!! :D
Meninas!!
voltei aqui, para dizer que CONSEGUI!
Pari, após duas cesáreas!
O relato do meu parto está no blog, vou adorar se vcs lerem e deixarem um comentário lá!
http://mulheresempoderadas.wordpress.com/2010/04/23/hello-world/
Beijão!
Postar um comentário