
por: Kathy
Gosto de bater em uma tecla muito importante quando falo com outras mães: não existe mãe perfeita! Todas nós, todinhas, sem tirar nem pôr temos nossas limitações, nossas dificuldades, nossos dias ruins, nossos dias péssimos, nossos erros e nossos enganos. Não tem como cobrar essa perfeição de ninguém, portanto, vamos tentar não ser tão duras com nós mesmos.
Eu confesso, por exemplo, que não sou das mais animadas pela manhã. Acordo devagar, meio mal humorada, preciso de calma, de um bom banho e de uma imensa xícara de café pra começar meu dia. Só que é claro que nem sempre isso é possível, ainda mais porque sou uma mamãe "autônoma" e quase sempre estou sozinha com o Samuel por aqui.
Mas é claro que ele não tem culpa de ter uma mãe que não funciona bem de manhã, portanto, faço o máximo que posso pra não ser uma resmungona quando meu bebê acorda elétrico em pleno domingo e quer de qualquer jeito que eu brinque com ele de zoológico às 6h30 da manhã.
A grande questão aqui é a negociação. Ele queria muito brincar, mas eu mal conseguia abrir os olhos. Portanto, tive que pensar em algo que me motivasse a acordar, uma coisa que eu realmente gostasse de fazer e que deixasse meu pequeno feliz. Sugeri um passeio no parque aqui perto de casa e fui prontamente apoiada. Eu adoro caminhar, tomar uma água de côco, e Sam Sam adora brincar na terra, correr e descobrir cada cantinho do parque, portanto, o programa servia perfeitamente para os dois, e foi o que fizemos.
Não me senti nem um pouco culpada por estar sem pique pra brincar com meu filho, porque arrumei uma forma de brincar em que eu também me motivasse e me empolgasse, e no final ele também ficou super feliz. Acho importante buscar esse tipo de saída alternativa, reconhecendo que não precisamos estar sempre afim de fazer absolutamente tudo o que eles querem. Há momentos de cansaço, de falta de criatividade, de falta de vontade, é claro, mas com um pouquinho de esforço, qualquer situação pode se transformar em diversão pra todo mundo. Sem culpa!
Um comentário:
É verdade Kathy! Eu uque o diga com 4...=D
Gostei do que falou sobre buscar "atender" os dois lados.
Me serviu para reflexão hoje.
Obrigada!
beijo
Postar um comentário