Há mais de 12 anos deixei de lado a alopatia e abracei a fitoterapia, florais, antroposofia e Homeopatia. Desde de então sigo receitas caseiras para resolver os mais diversos problemas de saúde, pautada na certeza que a doença tem um fundo psicológico e o caminho é fortalecer o sistema imunológico.
Com meu filhote não poderia ser diferente. Logo que ele nasceu, teve uma conjuntivite, que foi curada com leite de peito, soro fisiológico e água filtrada com arruda orgânica (deixar de um dia para o outro e pigar nos olhos).
Tenho um canteirinho de ervas que cuido com todo carinho. Nos desconfortos intestinais do Miguel, depois de 6 meses de idade, chá de camomila (sem adoçar). Nas dores de barriga, carvão vegetal. Dores de garganta, mel com acafrão. Tosse, chá de guaco, puejo, talo de agrião e mel.
Própolis diluído em água, diariamente, para deixar o organismo forte e saudável e doses reforçadas em caso de gripe. Assim como umas gotinhas de geléia real, ao acordar. Quando o clima está muito seco, nebulizador de ambiente e soro fisiológico no nariz (feito em casa).
Quando há queda, gelo, limpeza com tintura de calêndula e aplicação de pomada de arnica. Para cicatrização, arnica líquida. Aliás, gelo é excelente para estancar sangue e evitar inchaço.
Para febre, gotas de limão na água morna e rodelas nas solas dos pés, para fazer com que o calor se dirija para as extremidades. E pitadas extras de paciência e peito.
Para tudinho, leitinho da mamãe: ele é calmante, anestésico, cicatrizante e recuperador de humor.
E você, quais são suas receitinhas secretas?
Imagem: http://www.gettyimages.com.br/
Um comentário:
Certa vez me ensinaram a usar para curar garganta inflamada um composto de chá (qualquer um) com açúcar queimado, cravo e muito gengibre, que deve ser tomado com a temperatura o mais alta possível. Não sei se é bom para a garganta, mas é um belo gerador de soluços.
Postar um comentário