
por: Kathy
Lembram que no meu último post a gente andou conversando sobre essa idéia de se "desapegar" dos objetos, das coisas materiais, pra deixar a energia circular em nossas vidas? Então, ainda um pouco dentro desse tema, descobri pelo Querido Leitor um site interessantíssimo, chamado Livro Livre que tem tudo a ver com o que falamos aqui sobre passar pra frente o que não usamos mais, permitindo que aqueles objetos ajudem outras pessoas.
O conceito Livro Livre é baseado no Bookcrossing. Segundo o site do projeto: "A idéia por trás do Livro Livre é que os livros não possuem donos, e são na verdade um patrimônio cultural da humanidade. Por isso, devem ser continuamente transferidos para as mãos de novos leitores ao invés de serem esquecidos em estantes e prateleiras, acumulando poeira e relegados à mera condição de objetos decorativos ou itens de coleção. É como se o mundo todo fosse uma grande biblioteca.
Os livros participantes dessa ação contínua são identificados por uma etiqueta em seu interior que avisa ao leitor logo na primeira leitura: "Este livro não é um presente". A etiqueta traz ainda um código que, se digitado no site www.livrolivre.art.br, permite que o leitor adicione críticas e comentários ao banco de dados do Livro Livre. Ao receber o "não-presente" o leitor assume o compromisso de passá-lo adiante após a leitura, deixando-o em um local público onde possa ser encontrado por um novo leitor."
Interessante são os termos utilizados: "Ler, Registrar e Libertar". Depois de ler seu livro e registrá-lo no site, a idéia é "libertá-lo" em algum lugar público. Libertar no sentido de se desprender mesmo, de deixar ir. No site é possível baixar as etiquetas que explicam o projeto e que devem ser coladas nos livros participantes. Também dá pra ver os livros já libertados e, se a pessoa que encontrar o livro que você "libertou" fizer contato, é possível até mesmo acompanhar o "caminho" dele por aí. Se você tiver a sorte de encontrar um livro libertado, também pode passar por lá e contar a história do seu "achado".
Eu simplesmente adorei a idéia e vou me organizar para tentar libertar alguns livros nesse próximo fim de semana. Vi no site alguns livros infantis cadastrados e achei que também poderia ser uma boa idéia escolher um livrinho das crianças e fazê-las participar da brincadeira, passando essa idéia da importância de se desapegar do que é material e, mais ainda, da importância de compartilhar o que gostamos e o que pode ser útil para outras pessoas. Vou tentar explicar o conceito pro Sam Sam, será que rola? rs...
Vamos participar? Indiquem o site para os amigos! Eu estou doida pra encontrar um livro "libertado" por aí...
Imagem: http://www.livrolivre.art.br/blog
2 comentários:
A idéia é muito legal, né? Mas, eu confesso que tenho o maior ciúme dos meus livros... Também preciso me "libertar". :)
ai ai ai...
tenho que confessar também! eu não tenho apego com nada, nem roupa, nem coisinhas, sou a mais desencanada. agora, livros... putz! tenho um apego danado aos meus. e não me sinto capaz de praticar esse desapego não, acho que ainda não estou pronta pra "libertar" os meus! rsrs.
quem sabe um dia, né?
bjinhos
Postar um comentário