Um dos maiores problemas da modernidade é a ansiedade. A meu ver ansiedade é a incapacidade de concetar-se com nosso tempo interior, na desgastante tentativa de conduzir os acontecimentos de acordo com o tempo que consideramos necessário. O resultado é uma sensação de estar sempre correndo atrás do próprio rabo, sentindo um vazio angustiante no peito.
Convivi muito tempo com uma frenética ansiedade de fazer mil coisas ao mesmo tempo, correndo para lá e para cá, sempre ausente, atrasada, munida de mil desculpas. Mas o fato é que eu estava fora do meu tempo. Você pode se perguntar: mas qual a relação disso com a maternidade?
Ansiedade e maternidade são palavras que andam juntas, mas quando conseguimos remover este véu, podemos nos conectar com o novo tempo, o tempo real de mãe e filho, despertar a intuição e saborear a dança mágica dos acontecimentos.
Das situações estressantes que vivi com o Miguel, a sua grande maioria proveio de minha ansiedade em querer que ele seguisse meu tempo, meu ritmos de compromissos.
No parto a ansiedade pode causar um grande estrago. O mesmo acontece com a amamentação e segue em todas as fases da maternidade. Mas, sem dúvida, o maior estrago é para nosso sistema nervoso e gástriaco.
O antídoto que descobri para a ansiedade é a meditação. Sentar silenciosamente, de olhos fechados, com uma música calma e prestando atenção na respiração ou repetindo um mantra ou oração.
Meditei durante meu trabalho de parto e pude sentir uma grande consciência corporal e uma tranquilidade indescritível, com a certeza que tudo estava em seu tempo. Perdi as contas de quantas vezes meditei com o Miguel nos braços, mamando e experimentei uma deliciosa sensação de integração.
Meditar silencia a mente, tranquiliza a respiração e nos dá posse novamente do nosso tempo. Pode ser ao acordar ou antes de dormir, a tarde quando os pequenos tiram um cochilo. Às vezes a gente quer aproveitar estes momentos para dormir mais ou colocar a casa em ordem. Mas garanto que este tempinho para você estar consigo mesma fará com que todas as coisas do mundo aconteçam com mais alegria e leveza.
Experimente e conte para nós como você se sentiu!
Imagem: http://www.gettyimages.com.br/
Um comentário:
Postar um comentário