
por: Kathy
É interessante perceber como atividades simples como cozinhar, cuidar das plantas, lavar a roupa ou arrumar a casa podem ficar divertidas quando a gente consegue envolver as crianças nelas. Em geral os pequenos se divertem muito mais com brinquedos "de adulto" do que com os seus próprios, já perceberam?
Hoje, por exemplo, eu e o Samuel cozinhamos juntos. Fizemos uma receita simples, que peguei num desses programas de TV, um "hot dog de forno", mas foi divertidíssimo... Meu pequeno ajudou a quebrar os ovos, misturar a massa, medir os ingredientes, apertar o botão do liquidificador, me observou enquanto eu picava os ingrediente para o molho, colocou o sal, enfim, fez de tudo pra me ajudar e adorou, ficava repetindo: Samuel tá cozinhando com a mamãe! rs... Claro que depois comeu todo orgulhoso, né?
Quando tenho que limpar a casa sempre entrego uma flanelinha pra ele, que fica todo feliz imitando meus gestos e, acredito, se sentindo integrado mesmo nas atividades da casa. Na cozinha, um dos armários baixos é só dele, cheio de coisas de plástico que ele pode retirar, brincar e fazer a bagunça que quiser.
Meu pai adora mexer com as plantas e é claro que o neto é o principal ajudante, né? Eles se divertem juntos colocando terra, adubando,cortando as folhas secas, regando. A moça que me ajuda com a faxina aqui em casa também adora trabalhar em dupla com o pequeno. Costumo dizer que meu filho não poder ver uma vassoura pela frente que já corre atrás.
É claro que o Sam tem vários brinquedos que ele adora e aproveita muito, mas arrisco dizer que ele acaba se divertindo muito mais me "ajudando" nos trabalhos domésticos ou mesmo improvisando uma brincadeira com uma flanela, um pote plástico velho, uma colher de pau e um vaso do que com brinquedos tradicionais.
Acho também que ele se cansa dos brinquedos muito rápido, enquanto é capaz de brincar por horas com os objetos, muito provavelmente porque os brinquedos são mais limitados, enquanto os "não-brinquedos" estimulam mais a criatividade e a improvisação.
E ainda tem gente que tem coragem de dizer que criança dá muito gasto, rs... Talvez tenham esquecido que atenção, carinho e criatividade não custam nada, e melhor, são praticamente inesgotáveis!
Imagem: www.gettyimages.com.br
6 comentários:
Não dá pra deixar de concordar mesmo com isso, tem muito brinquedo carésimo que a Bruna ganhou em casa, mas o preferido dela é uma mini-vassoura que custou R$2,00...ela também é minha ajudante oficial aqui em casa e eu pude ver várias cenas dessa que você contou aqui em casa (os dois tem praticamente a mesma idade né? poucos dias de diferença). É muito gostoso acompanhar tudo isso e realmente dá outro sabor a nossa vida e as coisas que eram "obrigação" acabam se tornando diversão mesmo, vira e mexe ela diz "To ajudando a mamãe!!!", é lindo!
beijos
Olha eu aqui de novo! Então..ganhei um selo de amizade que estou repassando para o Mamíferas,pela iniciativa de aproximar as mamães blogueiras!bjos..Vai correndo buscar!
Desculpe!Mudei o nome...aqui quem fala é a Mary,do Presente da Deusa!
eu sempre inclui o Biel em tudo. Na cozinha ele começou picando saladas. Na arrumação, começou levando as próprias fraldas pra jogar no lixo, quando já andava, rs. Ele adora ajudar. Já "lava" até a própria cuequinha no banheiro. Lógico que depois eu coloco pra lavar de verdade, sem ele saber, rs. Eles se sentem grandes, importantes. bjs
Kathy, é isso mesmo: os brinqueros mais caros e cheios de truques não resistem a poucos minutos d einteresse. Já arrumar a casa, fazer pão ou bolo, lavar verdura e atpe lavar sapato são brincadeiras que duuuram um tempão e depois deixam no corpo uma distensão gostosa...Nada como carinho e atenção, não é?
Cora tb adora participar Aurea.
Tem horas que tenho até que segurar a onda dela, tamanho seu afã!!
rssrsrsrr
Dei uma vassourinha pra ela, mas esfregava tudo, e como nossa cama é no chão até o lençol ela varria.
hahahah
Eu tô louca pra ela falar, pra que eu possa ouvir coisas fofas como essas que Sam fala.
bjs
Postar um comentário