
por: Kathy
"Os mamíferos (do latim científico Mammalia) constituem uma classe de animais vertebrados, que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias nas fêmeas, que produzem leite para alimentação dos filhotes (ou crias), e a presença de pêlos ou cabelos. (...) Os mamíferos incluem 5.416 espécies (incluindo os seres humanos)." (fonte: Wikipedia)
Fui questionada recentemente sobre o nome desse blog. Afinal, por que exatamente mamíferas? Tem a ver com amamentação?
Bom, todos nós somos mamíferos, certo? Nem tem como discutir isso. Questão biológica, mesmo.
Porém, acredito eu que a melhor explicação para esse termo "mamíferas" seja a de que somos pessoas que se permitem vivenciar aspectos diferentes da maternidade, desde a gravidez, passando pelo parto e a amamentação, até a criação dos filhos.
Diferentes de quem, cara pálida? Do resto do mundo, do que pregam os médicos, a grande maioria dos pediatras, a quase totalidade da mídia, a novela das 8, algumas pessoas da família, as amigas menos "radicais", etc, etc...
Mamíferas, porque tentamos permitir que nossos instintos mais primitivos nos guiem, que a natureza nos mostre o caminho a seguir e não que as grandes empresas multinacionais de alimentos, o cara que estudou uns anos na dita melhor faculdade de medicina do país ou a revista sobre bebês mais vendida do mês afirmem o que é o certo.
Eu não nasci mamífera, não nesse sentido vivenciado hoje, não me preparei para isso, mas fui me descobrindo como mamífera depois que fiquei grávida.
Não é uma moda, não é um movimento, não é exatamente uma tribo, é apenas uma escolha individual, baseada em meus próprios questionamentos e descobertas. É uma escolha que me completa, que me enriquece e alegra e automaticamente me aproxima de outras mulheres que fizeram e fazem escolhas parecidas, mesmo sendo pessoas completamente diferentes em estilo de vida, profissão, visão de mundo e dinâmica familiar.
Estamos juntas porque pensamos parecido, mas não necessariamente pensamos igual. Estamos juntas porque, baseadas em nossos questionamentos, encontramos o que funciona pra nós, como indivíduos mesmo. E o que funciona para nós, pode ter certeza, não precisa e não vai necessariamente funcionar pra você.
Porque o que te faz feliz, o que te completa e te realiza como mãe, só quem pode dizer é você.
Imagem: www.gettyimages.com.br
2 comentários:
pará tudo,que delícia de blog é esse??
tô devorando,me deliciando com cada post.
muito feliz e agradecida por estar linkada e minhas pestinhas tb.obg.
podem contar comigo.
xoxo
"felicidade é uma cidade pequenina, é uma casinha na colina, QUALQUER lugar que se ilumina". É isso aí! SER mamífera é um estado de espírito. Ngm precisa ser igual. Aliás ngm deve ser igual. QUALQUER estado de felicidade é o que importa.
Postar um comentário