por: Tata
Eu já falei aqui uma vez do quanto eu acho importante oferecer opções culturais de qualidade pra criança desde bem pequenininha. Não como uma "intelectualização precoce", coisa que abomino, porque o universo da criança tem que ser lúdico, leve, criativo, mas sem compromissos. Mas pensando na criação de um ambiente cultural de qualidade que, sem forçar a barra, sem cruzar a linha, acaba despertando na criança hábitos bacanas, o que também tem a ver com a criatividade citada lá em cima.
Falando de música, isso significa fugir de Xuxa, Eliana e porcarias semelhantes, e fuçar bastante atrás de coisas que despertem naturalmente a musicalidade da criança, aguçem sua criatividade e seu 'instinto buscador', coisa muito natural e espontânea nos pequenos.
E quando a gente procura, tem muita coisa bacana. A começar pelo grupo Palavra Cantada, encabeçado pela fantástica dupla Paulo Tatit e Sandra Peres, que a cada trabalho parece se superar e descobrir mais e mais opções para conquistar e divertir a criançada.
Tem opções até mesmo para os pequeninos bem pequeninos: os CDs 'meu neném' e 'canções de ninar' são bacanérrimos para o começo de vida dos filhotes, com sons e cantares delicados e poéticos, que embalam, acalmam e encantam a cada acorde.
Para os já maiorzinhos, "Canções de Brincar", "Pé com Pé" e "Carnaval Palavra Cantada" (esse último, o mais recente lançamento do grupo) fazem sacudir os esqueletinhos, além de conquistar com as letras, sempre inteligentes e bem elaboradas. Minhas pimentas já sabem cantar junto, e de vez em quando, até mesmo com o som desligado começam a cantarolar uma ou outra letra dos CDs. E cantam certinho, lembrando a letra, e no ritmo! É, eu fico só babando. Mereço, ou não?
Além desses, todos os outros CDs são bacanas, cada qual com a sua proposta, mas sempre trabalhado de uma forma inteligente, criativa e pra lá de cativante.
Sim, tem mais. Palavra Cantada não é a única opção interessante de música infantil, embora seja uma das mais bacanas. Tem ainda Vinícius e Toquinho para crianças, tem Sítio do Picapau Amarelo, tem Adriana Partimpim, tem as cantigas tradicionais. Bom, mas isso fica para um outro post...
Olá!
Mudamos de endereço.
Você pode nos encontrar em www.blogmamiferas.com.br a partir de agora.
6 comentários:
Re, posso ate ser massacrada aqui pelo que vou escrever, mas gostaria de expor minha opiniao...
Embora eu saiba que todas as opçoes q vc citou sao mto melhores que Xuxa, tenho a impressao q a critica vai alem das letras das musicas...
Eu cresci ouvindo a Xuxa e tive uma infancia, dentro do possivel, mto feliz, embalada pela trilha sonora dela.
Ate hj vejo a influencia de palavras e letras q ela cantava presentes em minha vida, coisas positivas e boas!
Queria entender se essa eh uma critica pesssoal a ela, (claro q como pessoa ela tem mtos defeitos, mas acho q isso eh uma historia a parte) ou se eh somente as suas musicas, pq a minha "ignorancia intelectual" nao me permite enxergar o que eh tao ruim em suas musicas.
Rô, queridad, em primeiro lugar, o mais importante: você jamais vai ser massacrada aqui por qualquer que seja a sua opinião. O 'mamíferas' é um espaço para isso mesmo, pra gente debater, um espaço de liberdade. A gente tem o nosso ponto de vista, mas está disposto a ouvir, considerar e respeitar todos os outros, ok? Nunca se sinta inibida de dizer o que quer que seja, porque são os questionamentos como os teus que enriquecem a discussão e o debate!
Isso posto, rs, vamos à questão central: a Xuxa! Eu também, como vc, cresci ouvindo e vendo o programa da Xuxa e isso não me diminuiu em nada. Não acho que ouvir Xuxa, Eliana, Sandy ou o que quer que seja defina a formação cultural de uma criança. Mas eu gosto de oferecer às minhas filhas coisas mais desafiantes, mais bem construídas. Não que oferecer menos vá "fazer mal" a elas. Mas se eu posso buscar algo melhor para elas, porque não? Minha crítica à Xuxa vem em vários níveis. Em primeiro lugar, acho que ela e todas as outras loiras da década de 80 trouxeram uma erotização precoce da criança que eu acho péssima. A coisa de usar shortinhos no meio da bunda (é só vc dar uma relembrada no figurino base do programa, tanto dela quanto das paquitas), maquiagem, etc. Outra coisa é a repetição de um padrão de beleza, a loira de olhos azuis (porque negras não podiam ser paquitas?), e a coisa de criar uma imagem feminina em que a criança (especificamente aqui, a menina) deve se espelhar. A Xuxa não é exatamente o modelo que eu gostaria que minhas filhas seguissem, nem como 'produto cultural', nem como pessoa.
De resto, acho a qualidade das músicas realmente muito rasa. Eu particularmente não gosto desse tipo de trabalho que trata a criança como incapaz, que acha que criança tem que ser tratada como se não entendesse nada, essa coisa de fazer uma carinha meiga e falar com vozinha melada e achar que é por aí que se conquista a criança. Eu prefiro trabalhos que despertem a curiosidade, letras bem trabalhadas como as do Palavra Cantada ou do Cocoricó, por exemplo. Trabalhos que confiem no potencial da criança, que trabalhem com o seu poder de abstração, que a estimulem, e não dêem tudo pronto e mastigado para que ela seja apenas consumidor passivo daquilo.
ufa!
será q expliquei alguma coisa?
bjo grande, querida, e mais uma vez: dê sua opinião SEMPRE, essa é a idéia!!
eu recomendo tb o CD dos Saltimbancos.
Re, obrigada por responder...
Agora entendi a sua visao e concordo com o q vc disse...
Vejo q hj nosso desafio como maes vai bem alem do "deixar rolar", q bem ou mal foi a forma como fui criada.
Ainda to aqui pensando no meu NOVO desafio: ser mae de 4 em tempo integral!
Ainda bem q existem pessoas como vc pra ajudar a gente a PENSAR E REPENSAR os valores que devemos passar pra nossa prole...
bjs
Ro
Eu adoro o Palavra Cantada e concordo com você: desde cedo as crianças precisam ter alguma cultura em casa. Se não, crescem e ficam como meus alunos, que aos 14 anos, sabem dançar o "créu", mas não conhecem Chico Buarque, Caetano Veloso, Djavan, Carlos Drummond...
E eu adoro a música do rato, sabe qual é?
Beijos.
Ju, sei sim, é ótima. esse CD canções curiosas é bárbaro... deu até nome ao post, vc viu?
bjo! :-)
Postar um comentário