por: Tata
Depois do meu post de sábado, muita gente me perguntou sobre o tal do fast wrap. Pois bem. O fast wrap é um carregador de bebês muito bacana, especialmente para bebês bem pequenos. Se não me engano, dá pra carregar nele um bebê de até uns sete, oito meses.
O fast wrap nasceu de uma adaptação do wrap, uma faixa de tecido de 3 a 6 metros com a qual você 'enrola' o bebê no seu corpo. A praticidade do fast wrap vem do fato dele ser já costurado, o que elimina a necessidade da amarração, que é o que dá mais trabalho. Pra quem quer praticidade, o fast wrap é a solução: você veste de uma vez, e coloca o bebê dentro.
O mais bacana do fast wrap é que o bebê fica muito grudadinho no corpo da mãe. É verdade que, com o sling, isso também acontece, mas o fast wrap - e o wrap também, imagino - leva isso ao extremo, já que não fica tecido entre o bebê e a mãe.
Outra vantagem é que o bebê fica super protegidinho, bem encasulado mesmo, o que é ótimo para os dias de frio. Eu, por exemplo, fui com a Chiara amarradinha no fast à festa junina da escola das meninas. Estava um frio do cão, daqueles de doer os ossos, um vento terrível. E com tudo isso, a Chiara ficou lá dentro protegidinha, e se a gente botasse a mão nas bochechinhas da pequena, elas estavam sempre quentinhas, quentinhas.
Dependendo do jeito que você arruma, o bebê praticamente some lá dentro, todo aconchegadinho. É como se fosse mesmo um retorno à barriga. Aliás, desde que comecei a carregar a Chiara por aí penduradinha no fast wrap, não foram poucas as vezes que acharam que eu ainda estivesse grávida.
E acho que a idéia é bem essa mesmo. Proporcionar ao bebê o aconchego e a segurança do útero, da proximidade extrema com a mãe. Imagino que não tenha bebê que não goste. A Chiara, pelo menos, adora. Quando eu visto o meu fast e boto a pequenina lá dentro, pode contar que a mocinha vai engrenar umas belas horinhas de sono. Do lado de fora, pode rolar barulho, movimentação, calor, frio, o que for, que ela não quer nem saber. Continua lá, esquecida da vida, curtindo o soninho dela, alheia a todo o resto. No tal sábado da festa junina, por exemplo, foi exatamente assim: ficamos na festa umas cinco horas e meia, mais ou menos. Esse tempo todo, a Chiara passou encasuladinha no fast. Saiu de lá para duas mamadas, de menos de dez minutos cada uma, e logo voltou a se aconchegar, para voltar a curtir um soninho de dar inveja.
Bom, já deu pra perceber que eu virei fã declarada desse carregador, né? Confesso que, nas primeiras vezes, me enrolei um pouco na hora de colocar, mas foi questão de dias pra pegar o jeito.
Agora, eu saio de casa sempre prevenida: levo meu sampasling de velcro e o fast wrap a tiracolo. Cada um tem sua hora, dependendo do momento da Chiara: se está mais 'sonadinha', mais acordadona, mais serelepe, a fim de olhar o movimento...
Pra quem se interessar em ter um, não sei se há outros lugares vendendo por aí, mas o meu veio daqui.
Só deixo um conselho: usem com moderação... babywearing vicia!!!
;-)
Imagem: arquivo pessoal
9 comentários:
ah, que linda!!! hhahahahaha
o meu, eu uso com o zé até hoje (2 anos, quase). ehehehehhe
beijo
Tata!!
Acompanho sempre o blog e em especial os seus posts pois as nossas meninas nasceram praticamente na mesma epoca! Alem do mais o meu nome eh Ana e sobrenome Luz, sou chamada de Analuz, assim como uma das suas pimentinhas.
Sou mamifera assumida: ando com a Bea no wrap, ou lelhor, uso isso boa parte do dia, praticamos a cama compartilhada (aqui a gente chama de cododô). Enfim, eh a nossa cria, a nossa filhotinha! Resultado disso tudo? Desse contato pele a pele? A Bea eh calma, chora pouco, dorme bem e nao tem crises de colicas. Eu uso o sling wrap (aki na França a gente chama isso de echarpe) com o pano comprido e faço os nos para amarrar a Bea junto a mim. Faço tudo com a echarpe, inclusive amamentar e andar ao mesmo tempo, com as maos livres. Ja arrisquei fazer um passeio turisitico no museu do Louvre (parte de fora, apinhado de gente) nestas condiçoes e tudo ocorreu bem e de forma extremamente discreta. Nestas horas fico pensando o que estao perdendo as maes que andam com os filhos nos carrinhos de passeio!!! Eh isso ai!!! Vamos slingar bastante, a cria agradece! Beijos!!
Olá Tata,
adoro o blog, leio sempre, mas esse é meu primeiro comentário. Sou Lucia, mãe do Francisco (9 meses), morando da Alemanha e adepta do babywearing desde que ele nasceu. Li seu post outro dia sobre palpites intrometidos que todos se sentem aptos a dar quando estamos com um bebê a tiracolo e dei muita risada. Mas agora quem vai dar um palpite intrometido sou eu, de mamífera para mamífera! É claro que você pode ficar à vontade para recusá-lo... Existe uma certa polêmica sobre carregar os bebês voltados para a frente, mas de maneira geral não é recomendado enquanto o bebê não conseguir sentar sozinho, mesmo que apoiado por almofadas (ou seja, tiver desenvolvido a habilidade de segurar a cabeça sozinho). A coluna do bebê sembre deve estar côncava para evitar pressão no quadril e na coluna em formação. A melhor posição para levar o bebê em qualquer tipo de sling (seja de argolas ou wrap) é voltado para a mãe, barriga com barriga, com as pernas bem separadas (tipo sapinho) e com os joelhos levemente mais altos que o bumbum. Esse artigo (em inglês) explica bem os riscos para o desenvolvimento da coluna dos bebês que tanto a posição horizontal por períodos longos quanto a posição voltada para fora em slings e etc podem acarretar:
http://www.sleepywrap.com/index.php?page=stroller-baby-carrier#discord
Desculpa se estou "metendo a colher onde não fui chamada", mas acho que informação nunca é demais, né? Eu carreguei o meu Chico num wrap até ele ter uns 6-7 meses, aí ele ficou pesado demais. Troquei por um Beco Carrier que é uma mistura de um mei tai (tradicional forma de carregar bebês na Ásia) com uma mochila, e agora levo ele nas costas e ele ADORA!
Viva os slings! Viva o colo!
Beijos,
Lucia
Olá, Tata,
Gostei da explicação, mas continuei na dúvida sobre onde encontrar o fastwrap, ou mesmo o sling wrap...
Li no seu texto "O meu veio daqui", mas "daqui" onde??
hehehe!
Oi Tata!
Sempre fui muito usadora do Wrap. Muito bom, mas deixei de usa-lo quando o Uriel começou a andar e querer mais liberdade. Não que ele não curta ficar aconchegadinho num sling, bem grudado na mamãe, mas é que coloca-lo e tira-lo de um wrap dá muito trabalho. As amarrações são simples, o problema maior é que é uma faixa de pano muito grande que aí quando vai amarrar arrasta no chão e o neném começa a se agoniar que quer ir pro chão de 5 em 5 minutos... afff... só tenho usado o pouch mesmo. Mais ótimo ainda quando ele tá dormindo! ;)
Beijinhos
Lívia mamãe do Uriel
oi Regina, tem razão, eu esqueci de linkar, hehe. é o que dá postar com uma bebê mamando e digitando com uma mão só... ;-)
o 'aqui' se referia à lojinha www.lukaelika.com.br, depois vou colocar o link no texto, mas já fica aqui a indicação procê!
Lucia, bem vinda ao mundo dos comentaristas do mamíferas!! =D
obrigada pela dica, aproveitei q ontem levei as meninas à pediatra, e q a Chiara estava penduradinha no fast, pra mostrar a posição e perguntar pra ela sobre essa questão da coluna. ela disse que não tem problema nenhum carregar de frente, desde que a cabecinha esteja sustentada, e fica sustentadinha, pq ela fica com a cabecinha apoiada pelas faixas verticais do fast, e tb pelo meu corpo.
aliás no sling tb tem horas q eu carrego ela meio 'sentadinha', pq quando ela não quer dormir, quer ver o mundo, não quer ficar escondidinha lá dentro!
mas obrigada pelo toque de qualquer forma, é sempre bom pra gente se informar e ter certeza, né? e já que se aventurou a comentar, veja se não perde o costume!!! ;-)
Livia, acho q realmente qdo a criança começa a querer ficar mais no chão o sling é mesmo mais prático. Mas com eles pequenininhos ter eles tão aconchegadinhos junto da gente é tão bom, né?
bjo!!!
ah!!
"estamos grávidos" (não sei seu nome!), eu também adoooro amamentar com a Chiara dentro do sling... e acho q vc tem toda razão, crianças slingadas são mais tranquilas, choram menos... afinal, quer segurança maior do q estar sempre grudadinho na mamãe?
bjo!!
OLÁ...ADOREI SEU BLOG E JA ASSISTI SEU VIDEOS NA NET ADORO SLING!!!GOSTARIA MUITO Q VC SEGUISSE MEU BLOG TBÉM...BJUS,,LETÍCIA
Postar um comentário