por: Kalu
Ele estava com outros anjos no céu, tocando harpa, voando ao lado das borboletas azuis. Contrariando os conselhos dos outros anjos mais antigos, ele foi visitar o lago escondido. E refletido nas águas límpidas emolduradas de acácias e quaresmeiras, ele se viu no braço de uma doce menina-mulher, que o fitava com os olhos mais amorosos do mundo. Em seu coração ele pode sentir um amor como nunca sentira e saiu de lá atordoado com aquela experiência. Ao procurar o anjo antigo, ele pediu:
- Quero viver esta experiência de amor.
O anjo explicou que ali estava outro ser angelical que atenderia pelo nome de mãe. Que nem tudo na Terra seria doce, mas que a experiência mais incrível seria experimentar esta relação.
- E quando nada mais fizer sentido, você irá desejar aquele colo e clamar profundamente para ter sua alma tocada por aquele olhar eternecido.
Essa história é uma adaptação que fiz para contar a história de meu filho e sua chegada a este planeta azul. Todas as noites sussurro em seu ouvido sobre o grande presente que recebi dos céus, que cresceu em meu ventre, mamou em meus seios, engatinhou procurando meus olhos, andou a segurar em minhas mãos e correu para o mundo.
É a história de cada criança que chega a este planeta. E você é a melhor mãe do mundo. De alguma forma você e seu filho se escolheram para uma das mais fantásticas aventuras deste planeta. Também me aventurei há 3 anos magicamente nesta jornada.
O manual de instruções da existência daquele pequeno ser foi colocado em um lugar secreto. Quantas vezes você não pediu por ele? Ele existe e está dentro do seu coração.
Se há 5 anos me perguntassem como eu via minha vida no futuro, diria que era viajando pelo mundo afora. Mas eu descobri o sentido de tudo isso: eu queria viajar porque não encontrava meu lugar dentro de mim.
Eu nunca saí do país e tenho muita vontade de conhecer lugares, pessoas, fotografar, coletar depoimentos, escrever relatos. Antes de engravidar estava com passagem comprada para ir para Índia. Eu achava que iria me encontrar lá, meditando todos os dias. Quando me perguntaram sobre minha intenção de ficar um ano em vida monástica eu respondi: quero aprender a servir incondicionalmente e experimentar o maior amor do mundo. E sabe o que aconteceu: eu engravidei.
Aprendi o que queria, não da maneira como desejava, mas da forma que precisava. Minha gestação foi uma verdadeira experiência espiritual que culminou em um parto incrível, selvagem, natural e transformador. Quando a gente tem fé na vida, direciona o barco para os desejos sem se apegar as suas realizações, passamos a entender que cada passo é a grande viagem.
Há dentro de cada ser humano um desejo de ser reconhecido mundialmente por um grande feito e assim consagrar-se na história da humanidade. É por isso que existem os esportistas, os grandes músicos, escultores, artistas. De alguma forma querem que sua arte se torne um marco.
Eu concedo este grande troféu a cada mãe deste planeta. Elas são artistas, musicistas, esportistas, atrizes e deixarão o maior legado para este mundo: um ser humano. Não importa que tipo de mãe você seja, tenho certeza que você é a melhor mãe para seu filho. Não importa se ele veio de você ou se és o anjo que está responsável por ele. Vocês se escolheram mutuamente porque ambos têm juntos a única chance de seguirem nesta jornada.
Cada mãe é uma verdadeira heróina. Superamos (ou não) as dores do parto, as dificuldades de amamentação. Quantas vezes não experimentamos o desespero, o cansaço? Somos heroínas do cotidiano, aclamadas por uma horda de anjos. E isso é mais importante que qualquer conquista humana: saber que a maior delas é realizar com completude a experiência de ver desabrochar a grande obra de arte - seu filho.
Só assim conseguiremos ser felizes sem correr como um coelho de corrida que tenta alcançar a cenoura da felicidade que está sempre a sua frente. Seja na viagem que você não fez, nos parceiros que não conheceu, no curso que não terminou, na promoção que não conseguiu. Se você aproveitar cada passo desta jornada como a maior das jornadas poderá descobrir a grande magia e perceber que a vida tem seu curso próprio e que os sonhos de ontem podem não mais fazer sentido. O que tem que acontecer, acontece. Às vezes de uma forma bem diferente de nossa fantasia.
O simsimsalabim é degustar do grande presente que é ser mãe, de falar aquele nenenez existente em todas as linguas e experimentar o amor universal, que talvez seja ele, que nos faça querer voltar a este planeta mil vezes para lembrar como é delicioso estar no colo de mãe e sentir um pequeno ser nos braços.
27 comentários:
Kalu, obrigada pela sua generosidade... era tudo o que eu precisava ouvir hoje.
Um beijo grande
Kalu,
Que texto mais lindo, flor!
Tava inspirada, hein!
Grande beijo,
Da grande fã das Mamíferas,
Ingrid
"Quando a gente tem fé na vida, direciona o barco para os desejos sem se apegar as suas realizações, passamos a entender que cada passo é a grande viagem."
O bonequinho exigente da Dydy aplaude de pé."Quando a gente tem fé na vida, direciona o barco para os desejos sem se apegar as suas realizações, passamos a entender que cada passo é a grande viagem."
O bonequinho exigente da Dydy aplaude de pé."Quando a gente tem fé na vida, direciona o barco para os desejos sem se apegar as suas realizações, passamos a entender que cada passo é a grande viagem."
O bonequinho exigente da Dydy aplaude de pé.
chorei...
Nossa... estou aki no trabalho tentando disfarçar as lagrimas pra nao dar na cara que estava passeando pela net...
LiNDO lINDO LINDO
vc disse exatamente tudo o que penso sobre maternidade...
Sou arquiteta e nunca desejei ser um Niemeyer, construir obras monumentais... Meu maior desejo, minha maior obra esta agora com 7 meses e me torna a mulher mais realizada que pode existir neste mundo apesar de diversos contratempos, de mudanças em sonhos e objetivos!!!
Uau Kalu!Que texto maravilhoso, tb me sinto a melhor mãe do mundo para meu filho, minha benção divina, minha maior riqueza!!!bjs
Val e Gui
Estou gestando há quase 24 semanas e me perguntando (sempre): será que serei uma boa mãe? Amarei suficientemente a minha filha? Saberei a medida certa?
Aí chego aqui e leio esse texto. O resultado? Lágrimas! Obrigada!
Obrigada pelas palavras! :}
Beijos
Lindo, Kalu!
Parabéns pelo 3o aniversário de mãe! É mesmo tudo de bom!!!
Muitos beijos também no anjinho que realizou isso! :)
Bjos,
--Polly
Parabéns Kalu, sábias palavras.
Hoje eu estava perdida, insegura. Mas com esse texto obtive as respostas que precisava, ganhei meu dia. Obrigada!!!!
Beijos, Gra!
Mãe da Rowena de 1 ano e 8 meses!
Parabéns Kalu,
Lindo Lindo Lindo!!!!
Sábias palavras....
As viagens que não fiz, os cursos que adiei... nada disso me ensinaria o que minha pekena Sophia me ensinou!!!
Ela tranfsormou os meus pensamento, a minha alma!!! me fez sair do mundinho em que me encontrava, me fez redescobrir um mundo cheio de cores!
Kalu
Como não chegar as lágrimas !?!? Simplesmente lindo o seu relato, tocou em minha alma, obrigado por compartilhar algo tão puro, tão cheio de luz, energia e verdadeiro.
Vivi Lolis
lindo demais, que possamos ficar em paz com nossas fraquezas e firmes na nossa missão
beijo grande
Tudo que eu precisava "ouvir" hoje...
Lindo!
Grande beijo.
Suas palavra bailam em meus pensamentos! Sempre me questiono se sou uma boa mãe para os meus filhotes...
Parabéns pelo texto, pelo aniversário do filhote e por ter se encontrado nessa maravilha que é ser MÃE!!!
Belas palavras de uma mãe apaixonada!
Amanhã é um dia especial porque também é meu aniversário!
Parabéns a nós!
Sylvana
É a primeira vez que entro no blog e que surpresa maravilhosa...que texto lindo! que sensibilidade deliciosa!
Inspirador pra chegada da minha filhota :)
Obrigada!
Lindo, lindo, lindo, Kalu! Obrigada por compartilhar conosco sua experiência de mae e de vida! Você é uma referência, um exemplo!
Parabéns pra vc, Miguel e o maridão pela família linda que estão construindo!
Bjos,
Carol Ratton
Kalu, recebi o convite pela lista maternas e vim aqui espiar! Que belo presente para o dia de hoje.
Chorei, me emocionei a agradeci profundamente por carregar agora no meu ventre minha pequena Clara.
Você é uma gande inspiração, obrigada por compratilhar tanta beleza conosco!
Você devia ta olhando pro seu menino quando escreveu esse texto certo? liiindo, liiindo. suas palavras me emocionaram, fiquei boba chorando... estou tomada por um sentimento de felicidade . obrigAadaa! muuito obrigadaa! ;*
Kalu,
nossa, que bonito. Li seu texto agora; ao fundo, a trilha sonora dos pequenos daqui berrando as canções do Rei Leão. Só me resta desligar o computador e ir dançar com eles.
Beijos, parabéns!
Rita
Maravilhoso Kalu!
Me contemplou absolutamente!
Obrigada pelo lindo texto!
Kalu...
Sem palavras!!! Voce colocou a essencia do que eh ser mae. Parabens pelo aniversario do Miguel e pelo seu tambem (como mae).
Beijos
Dani do Kiyo (em meio a lagrimas).
Kalu
Que bom que te enviaram com este dom de transformar sentimentos em palavras! Você é única!
Paulo Freire já dizia que "educar-se é encharcar de sentido cada ato da vida cotidiana" e vejo você invadida por todo este sentimentos maior do mundo sem hesitações e constrangimentos... que bom, que delícia, que maravilhoso é estar no mundo junto a ti!
Um milhão de felicidades pra vc e Miguel neste dia! Amo vocês!
Yuri
Ah, não sei se você postou o texto ontem, mas Yasmin passou o dia todo me fazendo repetir simsimsalabim e eu nem tinha lidoo texto ainda... ô conexão de vcs duas hein?!
Ah, que lindo, Kalu...
Post super poético.
Acho que é por isso que ainda não me encontrei no mundo, na vida... porque ainda não sou mãe. Sempre tenho a sensação de que não me encontrei, de que estou perdida.
Beijos, querida.
E feliz aniversário ao Miguel! Que ele tenha sempre uma vida abençoada e feliz!
Que lindo Kalu!
Parabéns para você. Parabéns para seu pequeno.
Beijos
Tati
Postar um comentário